A gigante do comércio eletrónico, que há anos automatiza tarefas antes realizadas por pessoas nos seus centros de distribuição, já implantou mais de um milhão de robôs nesses locais, aproximando-se da quantidade de trabalhadores humanos nesses centros.
Os armazéns da empresa estão repletos de braços metálicos que retiram produtos das prateleiras e robôs com rodas que circulam pelos corredores transportando mercadorias para o empacotamento. Em outras áreas, sistemas automatizados ajudam a classificar os itens, enquanto outros robôs colaboram no processo de empacotamento para envio.
“Eles estão um passo mais próximos da plena integração da robótica”, disse Rueben Scriven, gerente de pesquisa na Interact Analysis, consultoria especializada em robótica, ao jornal The Wall Street Journal. O avanço da automação tem ajudado a Amazon a melhorar a produtividade e a reduzir problemas como a alta rotatividade de funcionários nos seus centros de distribuição.
Os robôs também estão a substituir alguns trabalhadores, ajudando a empresa a desacelerar a contratação. A Amazon emprega cerca de 1,56 milhões de pessoas no total, sendo a maioria nos centros de distribuição.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com