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“Metaverso” do Facebook seduz tecnológicas chinesas Tencent e TikTok

Enquanto isso, a gigante do comércio eletrónico Alibaba registou várias marcas relacionadas a essa tecnologia, como a “Ali Metaverse”, segundo informações obtidas por meios tecnológicos no país asiático.
23 Outubro 2021, 12h21

O “metaverso” – mundos virtuais partilhados com acesso ​​através de dispositivos virtuais e de realidade aumentada, não para de acumular seguidores. O Facebook foi o primeiro a destacar a nova tecnologia, seguido de perto pela Microsoft. Os gigantes chineses da tecnologia são os últimos a serem seduzidos por uma indústria que pode movimentar 800 mil milhões de dólares (686,8 mil milhões de euros) até 2024, segundo a “Bloomberg Intelligence”.

A gigante dos videojogos, Tencent, planeia juntar-se a essa tendência com o possível lançamento de um novo estúdio de videojogos baseados no metaverso, de acordo com o “South China Morning Post”. Por sua vez, o otimismo da dona da TikTok, a ByteDance, em relação a esta tecnologia terá motivado a aquisição da empresa RV Pico Interactive.

Enquanto isso, a gigante do comércio eletrónico Alibaba registou várias marcas relacionadas a essa tecnologia, como a “Ali Metaverse”, segundo informações obtidas por meios tecnológicos no país asiático.

A Facebook tornou público o seu interesse pelo metaverso neste verão, durante a apresentação dos resultados. Na altura, Marck Zuckerberg, presidente-executivo da Facebook, garantiu que o futuro da empresa é deixar de ser uma rede social para se especializar em mundos virtuais.

Desde então, a Facebook tem avançado no seu compromisso com esta tecnologia, na qual planeia investir 50 milhões de dólares (42,9 milhões de euros) para construir o espaço virtual, que pode demorar dez ou 15 anos totalmente desenvolvido. Recentemente, o Facebook anunciou que o desenvolvimento do metaverso gerará 10 mil postos de trabalho “altamente qualificados” em toda a União Europeia nos próximos cinco anos.

Esta semana soube-se que o Facebook está prestes a mudar de nome, de acordo com o “The Verge”. O novo nome ainda é segredo e assim permanecerá, pelo menos em teoria, até ao próximo dia 28 de outubro, coincidindo com a conferência Facebook Connect.

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