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Metropolitano de Lisboa compra 42 novas carruagens e substitui sistema de sinalização por 114,5 milhões de euros

Empresa diz que as novas carruagens vão permitir melhorar a oferta disponibilizada aos passageiros. Contrato com a Siemens prevê entregas entre 2022 e 2023.
  • Rafael Marchante/Reuters
8 Fevereiro 2020, 13h44

O Metropolitano de Lisboa assinou neste sábado um contrato com a S.A.U./ Siemens Mobility Unipessoal, Lda que prevê um investimento de 114,5 milhões de euros para a compra de 42 novas carruagens e de um novo sistema de sinalização ferroviária, para substituir o atual que, segundo a empresa, se encontra “obsoleto”.

A assinatura do contrato de aquisição de material circulante e de sistema de controlo automático dos comboios para a rede do Metropolitano de Lisboa decorre na sequência do concurso público internacional lançado em setembro de 2018 e da adjudicação ocorrida.

Segundo a empresa, a aquisição de 14 novas carruagens triplas vai permitir melhorar a oferta do metro de Lisboa, indo ao encontro de uma das grandes reivindicações por parte da comissão de utentes. O sistema de vigilância e os sistemas de segurança também vão ser atualizados.

Os novos sistemas de controlo de comboios ‘Communications-Based Train Control’ (CBTC) vem substituir o já “obsoleto” sistema com 50 anos, com o objetivo de aumentar a frequência e a regularidade do serviço público de transporte prestado pelo Metropolitano de Lisboa, adaptando frequência e o número de comboios às necessidades do serviço público.

O contrato também garante a manutenção preventiva e corretiva de todos os equipamentos pelo prazo de três anos após a receção provisória, incluindo toda a mão-de-obra, peças sobressalentes e consumíveis, bem como formação técnica para operação e manutenção, parametrização, configuração e regulação dos sistemas e equipamentos, e o fornecimento das peças rotáveis, ferramentas e equipamentos de teste por parte do Metropolitano de Lisboa.

O plano de trabalhos da proposta prevê que a primeira unidade de três carruagens seja entregue no 2.° semestre de 2022, sendo que a entrega da 14.ª e última unidade tripla está prevista para o final de 2023.

Segundo a empresa, as novas carruagens terão janelas amplas, painéis de portas e áreas de intercirculação com espaço livre que vai possibilitar entradas e saídas de passageiros de forma mais fluída. Também o salão de passageiros estará concebido para maximizar o espaço disponível, cumprindo os requisitos dos lugares sentados cuja distribuição será feita com base numa disposição longitudinal.

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