[weglot_switcher]

Microsoft negoceia aquisição da tecnológica Nuance Communications por mais de 13 mil milhões de euros

A Microsoft, atualmente liderada por Satya Nadella, tem mantido uma política de aquisições muito ativa. Desde 2011, a tecnológica norte-americana já adquiriu o Skype, a rede social LinkedIn, a plataforma de código aberto GitHub e a empresa que criou o jogo Minecraft.
11 Abril 2021, 19h42

A Microsoft está em negociações avançadas para adquirir a Nuance Communications, uma tecnológica parceira da empresa de Bill Gates especializada em inteligência artificial. Este é o segundo grande negócio a envolver a Microsoft em menos de um mês, depois de ter sido noticiado o interesse da gigante norte-americana na Discord.

De acordo com a Bloomberg, o negócio poderá ficar fechado por um valor a rondar os 16 mil milhões de dólares (13,4 mil milhões de euros). O valor em causa representa uma valorização de 23% face ao valor dos títulos (45,58 dólares) da Nuance na última sessão bolsista.

A empresa que lançou as bases para a tecnologia que permitiu a Apple lançar o assistente de voz Siri é uma pioneira na área da inteligência artificial, tendo valorizado já 3,4% este ano. O valor de mercado da Nuance ascende aos 13 mil milhões de dólares (10,9 mil milhões de euros), muito aquém dos quase dois biliões de dólares (1,6 biliões de euros) que vale a Microsoft.

A Nuance tem trabalhado em parceria com a Microsoft, desde 2019, em ferramentas de reconhecimento e processamento de voz, sobretudo na plataforma Dragon Medical. Esta plataforma permite aos médicos gravar a conversa com os doentes e introduzir a informação recolhida num registo eletrónico que apoia a decisão médica.

Caso a compra da Nuance Communications se concretize, será o segundo maior negócio fechado pela Microsoft desde que comprou o LinkedIn por 26,2 mil milhões de dólares, em 2016.

A Bloomberg refere que a Microsoft, atualmente liderada por Satya Nadella, tem mantido uma política de aquisições muito ativa. Desde 2011, a tecnológica norte-americana já adquiriu o Skype, a rede social LinkedIn, a plataforma de código aberto GitHub e a empresa que criou o jogo Minecraft.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.