Microsoft registou aumento de “centenas de milhares” de utilizadores do Teams em Portugal no confinamento

A empresa celebra 30 anos de presença em Portugal e hoje conta com 600 mil escolas que utilizam a sua plataforma de videoconferências. “A nossa missão capacitar o desenvolvimento económico do país através da tecnologia”, garante a diretora geral, Paula Panarra.

A Microsoft chegou a Portugal em 1990 e tinha apenas um colaborador: Rodrigo Costa. Trinta anos depois, a gigante tecnológica está a celebrar o aniversário da sua presença no país com o marco de ter ultrapassado a barreira dos 1.100 trabalhadores, tendo duplicado a equipa nos últimos quatro anos.

“Isto só é possível porque o nosso país fez um desenvolvimento muito grande de talento, de disponibilização desse talento, e tem atraído pessoas de várias nacionalidades”, disse a diretora geral da Microsoft Portugal, num encontro online com jornalistas que se realizou esta manhã.

Paula Panarra garantiu que a missão da Microsoft é “capacitar o desenvolvimento económico do país através da tecnologia – cada vez mais na cloud” – e revelou aos jornalistas que, atualmente, mais de 60% da faturação da empresa advém de serviços de armazenamento ‘na nuvem’.

“Digo muitas vezes à equipa que temos hoje totalmente uma empresa de cloud, que fornece presta serviços aos seus clientes e não apenas uma empresa que disponibiliza o software”, referiu, destacando o papel da Microsoft Portugal na digitalização da sociedade e das empresas através dos seus 3 mil parceiros e com o apoio das startups.

“Este ano de 2020 fica certamente marcado para todos como muito especial, e para nós também, porque não tivemos, numa primeira fazer, de assegurar o bem-estar dos nossos empregados como rapidamente prestar serviço a muitos clientes, instituições e escolas para fazer face a essas necessidades de trabalho remoto, aprendizagem remota e de resiliência das plataformas”, lembra a gestora.

Sem detalhar, a Microsoft diz que há “uma percentagem muito elevada” de empresas (PME e grandes) em Portugal que subscrevem as suas aplicações do Office 365 (Outlook, PowerPoint, Excel, OneNote, Word…) e que registou um “aumento  de centenas de milhares” de utilizadores da plataforma Teams no país durante o confinamento, tendo havido mesmo um “boom” nas primeiras semanas. Já nas escolas nacionais, para as quais o produto é gratuito, conta com 600 mil utilizadores.

Hoje, a tecnológica diz estar empenhada no auxílio à recuperação económica, reinvenção dos negócios e iniciativas de (re)qualificação de recursos humanos. No roadmap da Microsoft Portugal está também a organização do célebre evento anual “Building the Future”, que irá realizar-se entre os dias 26, 27 e 28 janeiro de 2021 num modelo híbrido (online e presencial – um regime de trabalho no qual a Microsoft acredita e assegura que “veio para ficar”).

“Houve muitos paradigmas que se quebraram sobre se é possível o trabalho remoto, até nas empresas mais conservadoras”, afirmou Paula Panarra na sessão. Na sua opinião, as empresas estão a mudar a cultura de trabalho e cada vez mais preocupadas com a otimização de operações e projetos de envolvimento do cliente para o digital, tais  como o investimento no e-commerce e na criação de centros de desenvolvimento.

Ler mais
Recomendadas

EDP conclui venda à Total de duas centrais a gás e carteira comercial em Espanha

A EDP concluiu esta terça-feira a venda de um portefólio de ativos térmicos e clientes de comercialização de energia em Espanha à Total por um enterprise value de 480 milhões de euros.
Debenhams

Mais de dois séculos depois, retalhista britânica Debenhams fecha atividade

A cadeia retalhista britânica Debenhams vai encerrar todas as lojas no Reino Unido depois de 242 anos de atividade porque não se encontrou um comprador, pondo em risco 12 mil postos de trabalho.

Visitas ao site do JE disparam em novembro, com subida de 33% para 5,8 milhões

O número de utilizadores do site do Jornal Económico aumentou 30% em novembro, face a outubro, para um total de 2,7 milhões. Acessos móveis representaram 79% do total. Plataforma multimédia JE TV tem cada vez mais telespectadores. Obrigado pela sua preferência!
Comentários