A Microsoft anunciou que planeia investir, durante dois anos, um total de 4,3 mil milhões de euros em Itália, com o objetivo de reforçar a Inteligência Artificial (IA) e as estruturas de cloud no norte do país. Segundo a empresa, este será o seu maior investimento em Itália até ao momento.
De acordo com a “Reuters”, este investimento vai tornar o norte de Itália num dos maiores data centers da empresa na Europa. A região vai também servir de data hub para o Mediterrâneo e norte de África.
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e o vice-presidente da Microsoft, Brad Smith, já estiveram reunidos na passada quarta-feira, tendo o governo italiano saudado o investimento, considerando que este “fortaleceria o papel digital da Itália no Mediterrâneo”.
Para além da Microsoft, Meloni também esteve reunida com o chefe do fundo de investimento BlackRock, Larry Fink, que também pretende investir no país europeu com data centers para suportar a infraestrutura energética.
Relembre-se que as duas empresas anunciaram, em setembro, o lançamento de um fundo de 30 mil milhões de dólares para investir em IA.
Estes investimentos acontecem numa altura em que o boom da IA é bastante elevado, juntamente com a procura por serviços de cloud. Desta forma, as gigantes tecnológicas procuram dar resposta a esta procura global.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com