[weglot_switcher]

Migrantes: GNR resgata 49 crianças na Grécia

As duas embarcações da UCC destacadas para o mar Egeu na costa das ilhas de Samos e Chios, resgataram um total de 49 crianças, 25 mulheres e 39 homens.
12 Setembro 2019, 16h34

A unidade de controlo costeiro (UCC) da GNR resgatou 113 migrantes que tentavam alcançar território grego, durante a madrugada de 11 para 12 de setembro. As duas embarcações da UCC destacadas para o mar Egeu na costa das ilhas de Samos e Chios, resgataram um total de 49 crianças, 25 mulheres e 39 homens.

Para efetuar o resgate, a UCC utilizou a tecnologia de visão noturna e o radar, para poder identificar as embarcações durante o período noturno. As embarcações que transportavam os migrantes encontravam-se a cerca de duas milhas náuticas de distância do porto de Pythagorio.

Este ano, as unidades da GNR destacadas para o mar Egeu efetuaram um total de 721 patrulhas, que correspondem a mais de cinco mil horas, onde foram percorridos mais de 63 mil quilómetros, e que detetaram 207 embarcações que transportavam no total 1842 migrantes.

Esta operação da GNR ocorre no âmbito da missão da Angência Europeia de Fronteira e Guarda Costeira (FRONTEX) no mar Egeu, que segundo a mesma visa “prevenir, detetar e reprimir casos de imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes fronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas no mar através de missões de busca e salvamento”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.