Miguel Sousa Tavares: “Greta Thunberg é a Joacine Katar Moreira da Escandinávia”

O comentador comparou a ativista à deputada portuguesa a quem já acusou de ter “mais pose do que substância”. Miguel Sousa Tavares também deixou críticas aos jovens por se manifestarem pelo ambiente e depois irem a “correr para comprar gadgets no Black Friday”.

Miguel Sousa Tavares comparou a ativista ambiental Greta Thunberg com Joacine Katar Moreira a quem já acusou de ter “mais pose do que substância” e de precisar de uma cura de humildade”.

“Estou um bocadinho farto da Greta Thunberg, acho que ela é a Joacine Katar Moreira da Escandinávia”, disse no seu espaço de comentário semanal na TVI na segunda-feira à noite.

O comentador considera que a jovem sueca “é importante para mobilizar os jovens que não são mobilizáveis para estas causas nem são muito consequentes, pois manifestam-se e depois vão a correr para as lojas comprar os últimos gadgets eletrónicos do Black Friday”.

Apesar de considerar que a jovem sueca “cumpre o seu papel”, considera que o ideal seria se a ativista conseguisse convencer Trump e Bolsonaro a preocuparem-se com estas questões”.

“Essa seria a parte decisiva, sem a vontade politica não avançamos”, declarou.

O comentador destacou que a cimeira do clima COP 25, organizada pelas Nações Unidas, estava inicialmente marcada para o Brasil, mas que “Bolsonaro não a quis”, num país que enfrenta o “grave problema de deflorestação da Amazónia”.

Miguel Sousa Tavares também apontou que “só os fanáticos é que são negacionistas, pois a ação humana contribui para as alterações climáticas”.

O comentador também deixou críticas aos políticos por só pensarem no curto prazo. “Se se proibir a industria de petróleo, vão pessoas para o desemprego, [os políticos] perdem os votos, governam para o curto prazo”.

“Convencer um decisor politico a tornar-se num estadista e pensar no longo prazo é muito difícil”, sublinhou.

Ler mais
Relacionadas

Para chegar a Madrid, Greta vai ter de apanhar comboio a gasóleo

Apesar de a maioria do percurso entre as duas capitais ibéricas estar eletrificado, existe ainda um troço de 100 quilómetros que vai ter de ser feito com uma locomotiva a gasóleo.

Greta chega hoje a Lisboa. Conheça as polémicas da jovem ativista

Lisboa e Nova Iorque estão separadas por 21 dias, à velocidade de cruzeiro do ‘La Vagabonde’, onde a jovem ativista de 16 anos se encontra. Greta Thunberg chega esta terça-feira a Lisboa.

COP 25: Madrid vai ser o centro do mundo durante duas semanas. O que vai ser discutido?

Madrid acolhe durante duas semanas, entre 2 e 13 de dezembro, a Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas. O que vai ser discutido na capital espanhola por centenas de países?
Recomendadas

INSA conclui que existem 1.405 mortes desde março por explicar

Ao jornal “Expresso”, o INSA considera que, mesmo sem mortes causadas pela Covid-19, total de óbitos está acima da média dos últimos 13 anos.

Ministério Público abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

A PGR confirmou a existência de um inquérito sobre o surto de covid-19 que surgiu no lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS), que teve um total de 162 infetados

Smart Sightseeing. Um autocarro com vista panorâmica sobre Lisboa mas em forma de vídeo

O minibus destaca-se por ser totalmente envidraçado e à frente ter um grande ecrã. Este transporte, que permite ter uma visão 360º de Lisboa, surge para responder aos desafios que os tradicionais autocarros panorâmicos para turistas apresentam.
Comentários