[weglot_switcher]

Miguel Sousa Tavares: “Greta Thunberg é a Joacine Katar Moreira da Escandinávia”

O comentador comparou a ativista à deputada portuguesa a quem já acusou de ter “mais pose do que substância”. Miguel Sousa Tavares também deixou críticas aos jovens por se manifestarem pelo ambiente e depois irem a “correr para comprar gadgets no Black Friday”.
3 Dezembro 2019, 10h57

Miguel Sousa Tavares comparou a ativista ambiental Greta Thunberg com Joacine Katar Moreira a quem já acusou de ter “mais pose do que substância” e de precisar de uma cura de humildade”.

“Estou um bocadinho farto da Greta Thunberg, acho que ela é a Joacine Katar Moreira da Escandinávia”, disse no seu espaço de comentário semanal na TVI na segunda-feira à noite.

O comentador considera que a jovem sueca “é importante para mobilizar os jovens que não são mobilizáveis para estas causas nem são muito consequentes, pois manifestam-se e depois vão a correr para as lojas comprar os últimos gadgets eletrónicos do Black Friday”.

Apesar de considerar que a jovem sueca “cumpre o seu papel”, considera que o ideal seria se a ativista conseguisse convencer Trump e Bolsonaro a preocuparem-se com estas questões”.

“Essa seria a parte decisiva, sem a vontade politica não avançamos”, declarou.

O comentador destacou que a cimeira do clima COP 25, organizada pelas Nações Unidas, estava inicialmente marcada para o Brasil, mas que “Bolsonaro não a quis”, num país que enfrenta o “grave problema de deflorestação da Amazónia”.

Miguel Sousa Tavares também apontou que “só os fanáticos é que são negacionistas, pois a ação humana contribui para as alterações climáticas”.

O comentador também deixou críticas aos políticos por só pensarem no curto prazo. “Se se proibir a industria de petróleo, vão pessoas para o desemprego, [os políticos] perdem os votos, governam para o curto prazo”.

“Convencer um decisor politico a tornar-se num estadista e pensar no longo prazo é muito difícil”, sublinhou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.