[weglot_switcher]

Miguel Stilwell: EDP está “totalmente alinhada” com as “prioridades do Reino Unido” nas renováveis

A EDP Renováveis anunciou esta semana que vai investir 15,2 mil milhões de euros no Reino Unido até 2030. A maioria do investimento planeado – 12 mil milhões de euros – tem como destino a construção de centrais eólicas marítimas, no total de quatro gigawatts.
21 Outubro 2021, 18h00

O grupo EDP garante que está “totalmente alinhado” com as “prioridades” do Reino Unido nas energias renováveis.

A garantia foi dada pelo presidente Miguel Stilwell d’Andrade depois de uma semana movimentada para a empresa em terras de sua majestade, tendo anunciado que vai investir 15,2 mil milhões de euros no Reino Unido até 2030.

“Esta foi uma semana muito importante para a EDP e, em particular, para a expansão do grupo no Reino Unido, um mercado estratégico onde estamos presentes há uma década, mas que ganha agora um forte impulso com os planos de investimento que anunciámos para os próximos ano”, disse o presidente executivo da EDP ao JE.

Este plano de investimento é um “compromisso ambicioso, mas sólido, que representará mais um importante passo na concretização das metas traçadas pelo grupo de se tornar neutro em carbono até 2025 e 100% verde até 2030”.

O gestor esteve presente esta semana no UK Global Investment Summit que teve lugar em Londres, onde teve a oportunidade de colocar as “metas da EDP na agenda do país e procurando ser uma voz ativa e efetiva na transição energética. No evento, ficou ainda mais claro o total alinhamento da nossa estratégia com as prioridades do Reino Unido nesta área”.

Detalhando o investimento de 15 mil milhões, a elétrica vai investir 780 milhões de euros em energia eólica e solar onshore para construir 544 megawatts.

A companhia também vai investir mais 2,6 mil milhões de euros em Moray West nos próximos três a quatro anos. E também pretende arrematar 3,9 gigawatts no leilão de eólico offshore Scotwind, “equivalente a um capex de até 11,9 mil milhões de euros”.

Atualmente, o grupo EDP já está presente em dois projetos através do consórcio Ocean Winds: Moray East e Moray West, que representam um investimento conjunto de 3,1 mil milhões de euros.

A EDP vai estar presente na COP 26 que vai ter lugar no final de outubro em Glasgow, cidade escocesa onde, curiosamente, o presidente executivo da EDP fez o seu mestrado em Engenharia Mecânica na Universidade de Strathclyde.

A empresa elétrica também inaugurou hoje o centro de operações e manutenção do parque eólico offshore Moray East, com uma capacidade instalada de 950 MW (megawatts).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.