[weglot_switcher]

Ministério da Agricultura desenvolve programa de luta contra praga que afeta os citrinos

O Ministério da Agricultura, após largadas experimentais de um inseto parasitóide específico da ‘Trioza erytreae’ e confirmado o caráter promissor dos primeiros resultados, lança agora um programa nacional contra esta praga de quarentena que já afeta uma parte significativa do território nacional.
22 Agosto 2020, 17h41

O Ministério da Agricultura está a implementar um programa de luta biológica contra a ‘Trioza erytreae’, uma praga que ataca a produção de citrinos e que já está a afetar uma parte significativa do território nacional.

Segundo um comunicado, “o Ministério da Agricultura, após largadas experimentais de um inseto parasitóide
específico da ‘Trioza erytreae’ e confirmado o caráter promissor dos primeiros resultados, lança agora um programa nacional contra esta praga de quarentena que já afeta uma parte significativa do território nacional”.

“A ‘Trioza erytreae’, além de provocar estragos diretos e significativos nos citrinos, é vetor da doença denominada ‘Huanglongbing’ (ou ‘Citrus greening’), considerada como a mais grave a nível mundial para estas espécies vegetais, causada pela bactéria ‘Candidatus liberibacter’, cuja entrada no território europeu se pretende evitar”, adianta o referido comunicado.

De acordo com o Ministério da Agricultura, “as primeiras largadas do parasitóide foram realizadas dia 14 de agosto, na regiões norte e centro do país”.

Ontem, dia 21 de agosto, o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, acompanhou mais uma largada, durante a qual frisou “a relevância da aposta reforçada em alternativas inovadoras e sustentáveis para o controlo de pragas de quarentena e a estreita colaboração com os serviços fitossanitários espanhóis”, destacando também o trabalho coordenado pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), o qual irá decorrer nos próximos meses, em articulação com as Direções Regionais de Agricultura e Pescas.

“A DGAV será ainda apoiada por várias equipas de investigação nacionais, designadamente na realização de estudos de suporte a este programa de luta biológica”, garante o Ministério da Agricultura.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.