Ministério da Agricultura vai disponibilizar 10 milhões de euros para jovens agricultores em territórios de baixa densidade

De acordo com a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, “estas medidas são específicas para jovens agricultores que se instalem pela primeira vez numa exploração agrícola, com idades entre os 18 e os 40 anos, à data da apresentação da candidatura”. As candidaturas podem ser apresentadas até 20 de janeiro de 2021.

Maria Céu Albuquerque

O Ministério da Agricultura vai disponibilizar uma verba de 10 milhões de euros para apoiar jovens agricultores que se queiram instalar em territórios de baixa densidade, tendo aberto os respetivos avisos no final da semana passada.

“O Ministério da Agricultura abriu hoje [ontem, dia 20 de novembro] dois avisos do PDR [Programa de Desenvolvimento Rural] 2020 para apoio à instalação de jovens agricultores em territórios de baixa densidade, através de um prémio à primeira instalação e apoio ao respetivo investimento na exploração agrícola.
Estes dois avisos representam uma dotação de 10 milhões de euros, sendo dois milhões de euros alocados à operação 3.1.1 ‘Jovens Agricultores’, destinada à atribuição de prémio à instalação, e oito milhões de euros alocados à operação 3.1.2 para ‘Investimento de jovens agricultores na exploração agrícola'”, explica o ministério liderado por Maria do Céu Antunes.

Segundo a nota, “estas medidas são complementares, e implicam uma candidatura conjunta”.

Para a ministra da Agricultura, estes apoios “pretendem aumentar a atratividade do sector agrícola aos jovens, fomentar a renovação e o rejuvenescimento das empresas agrícolas e da estrutura produtiva, a inovação, a
qualidade e segurança alimentar, gerando riqueza e criando valor em territórios de baixa densidade”.

“Prevemos que os oito milhões de euros disponibilizados para a operação 3.1.2. alavanquem um investimento total de cerca de 21 milhões de euros”, adianta Maria do Céu Antunes.

De acordo com a ministra, “estas medidas são específicas para jovens agricultores que se instalem pela primeira
vez numa exploração agrícola, com idades entre os 18 e os 40 anos, à data da apresentação da candidatura”.

Outra das condições é a garantia da titularidade e a gestão direta da exploração agrícola por um prazo mínimo de cinco anos, esclafrece o referido comunicado.

A titular da pasta da agricultura, sublinhou ainda que “o PDR2020 já apoiou 2.430 projetos de investimento de Jovens Agricultores nos concelhos de baixa densidade, num total de 262 milhões de euros, e que representa um investimento de 656 milhões de euros, tendo concedido 69 milhões de euros em prémios à instalação de jovens
agricultores”.

“Um valor que representa 70% dos apoios concedidos neste período de programação aos jovens”, assegura Maria do Céu Antunes.

O período para submissão das candidaturas termina no dia 20 de janeiro de 2021.

Ler mais
Recomendadas

Vinhos portugueses exportaram 590 milhões de euros até setembro, uma subida de 2,4% em valor

Segundo a ViniPortugal, para o desempenho positivo registado nos primeiros nove meses deste ano contribuiu bastante o comportamento dos países terceiros fora do espaço da União Europeia, que estão a ter um crescimento de 21,6%, representando 317,5 milhões de euros. O destaque positivo das exportações vão para o Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Canadá.

CAP e Corteva vão financiar projetos inovadores das mulheres rurais em Portugal

Os três projetos finalistas recebem formação profissional e apoio na sua divulgação e a vencedora recebe um prémio de cinco mil euros para investir na implementação do seu projeto. O prazo de candidaturas vai decorrer até 7 de fevereiro de 2021.

CAP critica portaria do Governo sobre ‘eletricidade verde’

A CAP rejeita na íntegra o teor da portaria, enganoso ou enganado face ao que foi aprovado e está em vigor, e exige que a portaria regulamente o que foi efetivamente aprovado pelo Parlamento. O Governo – qualquer Governo – não pode regulamentar através de portaria, contrariando especificamente o que a Lei do Orçamento aprovou.
Comentários