O Ministério da Educação anunciou esta segunda-feira, 19 de setembro, o início da distribuição de bicicletas em todos os estabelecimentos de ensino público do país com 2.º ciclo do ensino básico ( 5.º e 6.º anos), no âmbito do projeto “Desporto Escolar sobre rodas”.
“A entrega do material velocipédico por parte do Instituto Português do Desporto e da Juventude ocorrerá, de forma faseada, a partir de setembro de 2022 e terminará em 2024”, revela o Ministério liderado por de João Costa, em comunicado. Segundo o documento, 259 estabelecimentos de ensino vão receber os Kits já em 2022.
O documento adianta ainda que cada estabelecimento de ensino receberá dois Kits de material velocipédico, composto por três bicicletas roda 16”, três bicicletas roda 20”; três bicicletas roda 24”; uma bicicleta roda 26” e dez capacetes).
“Desporto Escolar sobre rodas” é uma iniciativa conjunta do Instituto Português do Desporto e Juventude e do Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação. Foi lançado em 2019 para dar resposta aos contributos do desporto e da educação para a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030.
A estratégia visa contribuir para a “mudança de comportamentos da população escolar para a mobilidade sustentável e responsável”, nomeadamente, garantindo que “todas as crianças possam, na sua escola, aprender a pedalar em segurança, potenciando esta forma de mobilidade ativa e suave, bem como promovendo uma cidadania rodoviária no uso partilhado e responsável do espaço público”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com