[weglot_switcher]

Ministério Público abre inquérito a acidente com helicóptero do INEM

Procuradoria Geral da República anuncia abertura de inquérito a acidente com helicóptero do INEM. De momento, sabe-se que passaram cerca de duas horas entre o primeiro alerta, quando o aparelho desapareceu, e a chegada ao local das operações de socorro.
17 Dezembro 2018, 15h18

O Ministério Público abriu um inquérito para investigar a queda do helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) no sábado, no concelho de Valongo, que provocou quatro mortos, disse hoje à Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República.

“Foi instaurado um inquérito para apurar as circunstâncias que rodearam a ocorrência. As investigações são dirigidas pelo Ministério Público do DIAP [Departamento de Investigação e Ação Penal] do Porto”, afirma a Procuradoria-Geral da República, em resposta a questões da agência Lusa.

Recorde-se que, este domingo, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, ordenou à Autoridade Nacional da Protecção Civil a abertura de um inquérito técnico urgente à queda do helicóptero do INEM, em Valongo, que vitimou quatro pessoas.

Em causa estarão os mecanismos de reporte da ocorrência e o lançamento de alertas em relação ao incidente. De momento, sabe-se que passaram cerca de duas horas entre o primeiro alerta, quando o aparelho desapareceu, e a chegada ao local das operações de socorro.

Em comunicado divulgado na tarde de domingo, refere-se que o ministro da Administração Interna ordenou “à Autoridade Nacional de Proteção Civil a abertura de um inquérito técnico urgente ao funcionamento dos mecanismos de reporte da ocorrência e de lançamento de alertas em relação ao acidente que envolveu o helicóptero do INEM e que vitimou quatro pessoas.”

Ainda não se apuram as causas do acidente, mas a visibilidade reduzida causada pelo o nevoeiro e pela chuva que se fizeram sentir este sábado à tarde poderá estar na origem da queda do helicóptero do INEM, na Serra de Santa Justo, na zona de Valongo.

À TVI, fontes do local também testemunharam que o helicóptero terá embatido num cabo de alta tensão.

O helicóptero foi localizado na madrugada de domingo, às 01h30 minutos da manhã, embora tenha deixado de dar sinais por volta das 19h00 de sábado. No interior seguiam dois pilotos, um médico e uma enfermeira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.