[weglot_switcher]

Ministro da Energia do Catar diz que o petróleo e o gás devem ser despolitizados

O Qatar e a QatarEnergy, uma das maiores exportadoras de gás do mundo, pedem que sejam levantadas sanções e acordos atualmente vigentes no sector energético.
Reuters
24 Outubro 2022, 18h19

O ministro de Estado da Energia do Catar disse esta segunda-feira que os mercados do petróleo e do gás devem ser despolitizados. Para Saad al-Kaabi, que também é presidente da gigante energética detida por aquele país, as sanções colocadas em prática devem ser levantadas, assim como alguns acordos recentes.

As palavras em causa surgem na sequência de o G7 ter colocado um limite máximo ao preço do petróleo russo, que tem sido discutido no seio da UE.

Em comunicado, Kaabi informa que o Estado do Catar e a QatarEnergy — uma das maiores exportadoras de gás liquefeito do mundo — apelam a todos os governos e instituições multilaterais que “despolitizem a troca de commodities de combustível na forma de sanções ou acordos anti mercado livre”. O ministro abordou a temática num momento em que se aproxima o Fórum de Países Exportadores de Gás (GECF), no Egito.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.