[weglot_switcher]

Ministro das Finanças critica Rui Rio: “Só faltou dizer que vinha aí o diabo”

“O PSD disse que votava contra o OE2021 porque diz que distribui o que tem e o que não tem, porque considera que é baseado em promessas irrealistas. Para o PSD, a austeridade é a única forma correta de reagir a uma crise”, afirmou João Leão esta sexta-feira, no Parlamento.
  • Ministro de Estado e das Finanças, João Leão
23 Outubro 2020, 17h17

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, criticou esta sexta-feira a visão do PSD sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), acusando os sociais-democratas de defenderem a austeridade.

“O PSD disse que votava contra o OE2021 porque diz que distribui o que tem e o que não tem, porque considera que é baseado em promessas irrealistas. Para o PSD, a austeridade é a única forma correta de reagir a uma crise, afirmou João Leão, durante a audição da apreciação na generalidade das Grandes Opções para 2021-2023 e do OE2021, na comissão de Orçamento e Finanças.

João Leão criticou o posicionamento do líder do PSD, Rui Rio, apontando que “o discurso do PSD nos dois primeiros anos do Governo PS, entre 2015 e 2017”, de que “não havia alternativa”. “Só faltou ouvir dizer que vem aí o diabo”, disse numa alusão ao posicionamento do PSD, quando era liderado por Pedro Passo Coelho.

Por isso, salientando o desempenho do primeiro Executivo liderado por Costa, lembrou que “em 2015 e 2016 uma maioria parlamentar de esquerda esteve junta para mostrar que existia uma alternativa à visão de austeridade”. Uma alternativa que nas palavras de João Leão “se revelou um sucesso”.

Desta forma, o governante frisou que Portugal atravessa um momento em que não se deve “ter receio de enfrentar os momentos difíceis”, defendendo ser necessário “sentido de responsabilidade” para se sair da crise.

“Tal como em 2015, estamos prontos para, em conjunto, voltar a fazer de novo um percurso de recuperação de economia e da melhoria da vida dos portugueses”. Nesse sentido, “a aprovação deste orçamento será o primeiro grande passo dessa estratégia de recuperação económica e da recusa da alternativa da austeridade”, segundo o ministro de Estado e das Finanças.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.