[weglot_switcher]

“Mísseis russos podem atingir Lisboa”, avisa Presidente lituana

A presidente lituana, Dalia Grybauskaité, alerta que a militarização “agressiva e rápida” que a Rússia está a levar a cabo, pode ter consequências em Lisboa.
© European Communities / Fotio: Christian Lambiotte
29 Agosto 2017, 15h40

Marcelo Rebelo de Sousa está na Lituânia, para visitar os 140 militares portugueses que estão em missão naquele país. A viagem dura menos de 24 horas, e já conta com um sério alerta a Portugal: “mísseis russos podem atingir Lisboa”.

O aviso é da Presidente lituana, que depois de um encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Clube dos Oficiais de Kaunas, na Lituânia, falava aos jornalistas: “estamos face a uma militarização muito agressiva e rápida do setor de Kalininegrado, onde estão a ser colocados mísseis que podem também atingir Lisboa”, cita a agência Lusa.

Dalia Grybauskaité acusou, ainda, a Rússia de estar a utilizar a Lituânia para experimentar ataques cibernéticos, para serem depois “aplicados noutros países”.

Depois dos alertas, a chefe de Estado lituana agradeceu muito a Marcelo Rebelo de Sousa o apoio militar de Portugal, que se intensificou após a ocupação [russa] da Crimeia em 2014″.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.