Na semana passada, o Representante Especial do Reino Unido para as Alterações Climáticas, Nick Bridge, esteve em Lisboa para falar com o ministro do Ambiente e da Transição Energética, Matos Fernandes, e com representantes de outros sectores interessados na questão das alterações climáticas, nomeadamente empresas e ONG.

Um dos aspetos mais importantes destas reuniões foi a confirmação de que o Reino Unido e Portugal têm várias prioridades em comum, em que se destacam pelo papel de relevo que assumem no plano internacional, sendo a mobilidade sustentável uma dessas prioridades.

O Reino Unido tem uma série de “orçamentos de carbono” juridicamente vinculativos que sustentam a ambição a longo prazo de reduzir as emissões de carbono da economia em 80% até 2050. Atualmente, o sector dos transportes é o principal emissor de gases com efeito de estufa no Reino Unido. A transição para veículos de emissões zero e a redução das emissões nos veículos convencionais novos e nos já existentes, é crucial para cumprir os objetivos de redução de gases de efeito estufa a longo prazo.

Através da sua estratégia “Road to Zero”, o Reino Unido lançou um dos planos nacionais mais abrangentes que visam despoluir o transporte rodoviário e tornar o país num líder mundial no desenvolvimento, produção e utilização de veículos de emissões zero. Estamos também a fazer um investimento de cerca de 1,7 mil milhões de euros, entre abril de 2015 e março de 2021, com subsídios disponíveis para veículos recarregáveis e iniciativas para apoiar a instalação de infraestruturas de recarregamento em locais de trabalho e zonas residenciais.

Em 2018, o Reino Unido foi o segundo maior mercado para Veículos com Muito Baixas Emissões na UE e produziu um em cada cinco veículos elétricos a bateria vendidos na Europa. Comprometemo-nos também a acabar com a venda de carros novos convencionais a gasolina e gasóleo até 2040.

Portugal estabeleceu o compromisso de promover a mobilidade sustentável através da descarbonização do sector dos transportes no seu Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC), lançado este ano. Assim como o Reino Unido, Portugal promove a mobilidade elétrica e o uso de combustíveis alternativos limpos, com o objetivo de ter 1/3 dos carros de passageiros elétricos até 2030.

Ao sairmos da UE, continuaremos empenhados em manter uma abordagem futura muito ambiciosa para a regulamentação das emissões, bem como em liderar e manter parcerias com outros países para a partilha de conhecimento. A nossa Cimeira sobre Emissões Zero em 2018 contou com a participação do secretário de Estado José Mendes. Na COP24 na Polónia, Portugal e Reino Unido subscreveram a declaração “Driving Change Together”. Esta é uma área em que os nossos dois países podem trabalhar juntos no futuro e dar um exemplo ao mundo.