[weglot_switcher]

Moedas antigas: como trocar ou vender?

Se tenciona desfazer-se da sua coleção ou de algumas moedas antigas que ficaram no esquecimento, saiba o que e como fazer.
23 Abril 2018, 10h40

Dezanove anos passaram desde que Portugal aderiu à moeda única. Foi no dia 1 de janeiro de 2002 que os portugueses transitaram do escudo, a então moeda da República Portuguesa, para o euro (o euro tornou-se válido em 1999 e entrou em circulação oficial em 2002). Embora as moedas antigas não tenham um valor monetário significativo, o valor histórico é indiscutível. No entanto, terão sempre um valor comercial, por mais pequeno que seja.

Se pretende desfazer-se da sua coleção ou daquelas poucas moedas que ficaram consigo no esquecimento, saiba o que e como fazer:

Avaliar moedas antigas – No Museu do Dinheiro pode reunir a informação necessária sobre como as moedas são classificadas, principalmente as mais antigas. Além do Museu, existem plataformas online que também o poderão ajudar, inclusive, mediante um registo, a fazer propostas de compra e venda.

É de salientar que, no mercado numismático, as moedas antigas realmente valiosas são, por norma, antecedentes a 1900, salvo moedas com erros de cunhagem, comemorativas, de ouro e algumas de prata. Ainda assim, o critério da antiguidade não é o único que define o valor. Saber a que série pertencem, com que metal foram feitas, o estado de conservação, o valor histórico e a sua raridade também são fatores importantes.

Trocar as moedas – Na tesouraria do Banco de Portugal pode trocar escudos portugueses por euros. Não moedas, pois o prazo terminou no último dia do ano 2002, mas as notas podem, ainda, ser trocadas, durante mais dois anos.

Vender as moedas – Segundo o E-konomista, a P55, plataforma de bens de luxo em segunda mão e leiloeira, composta por uma equipa competente e de confiança, é a eleita. No caso de querer vender, as moedas ficam à consignação da plataforma, podendo ser vendidas num espaço de 4 semanas.

Para iniciar o processo, faz-se um pedido de avaliação, que pode ser feito de três formas diferentes: por marcação à loja física; através da plataforma da loja, pode preencher o formulário com os dados pessoais básicos, colocar algumas fotografias das moedas em causa e uma breve descrição; e por fim, pode, solicitar a deslocação de uma equipa perita a sua casa.

Após o pedido de avaliação, irá receber resposta por parte da plataforma no prazo de dois dias úteis. Desta forma, é possível vender as suas moedas no espaço físico, no espaço online ou em leilão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.