PremiumMoody’s desvaloriza impacto de eventual saída de Centeno

O perfil de crédito de um país como Portugal “não depende de personalidades”, nem de entradas ou saídas do Governo, mas sim das políticas e dos resultados, afirmou a vice-presidente do grupo de risco soberano da agência de notação.

O Orçamento do Estado para 2020, aprovado no Parlamento na semana passada, é de “continuidade”, segundo a classificação do primeiro-ministro, António Costa. No rescaldo dessa aprovação, a continuidade (ou não) do principal responsável pelo documento, Mário Centeno, no cargo de ministro das Finanças tem sido tema de análise alargada. Vários observadores questionam se um alegado distanciamento entre Costa e Centeno não irá em breve levar o ministro a sair do Governo, possivelmente para suceder a Carlos Costa no Banco de Portugal.

Mário Centeno disse que o “até quando”, especialmente na política, é um exercício de adivinhação a que ninguém se devia dedicar. No entanto, e dado que o ministro tem sido o ‘Cristiano Ronaldo’ da reviravolta das finanças públicas, não poderá a sua eventual saída do plantel governativo afetar o perfil de risco de Portugal? “O perfil de crédito de um país não depende de personalidades”. afirmou Sarah Carlson, senior vice-president do Sovereign Risk Group da agência de notação Moody’s, questionada sobre o impacto de uma eventual saída de Centeno no rating nacional.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Relacionadas

Desafio número um para Portugal? O peso da dívida, um dos maiores no mundo, avisa a Moody’s

A agência de notação sublinha, no entanto, que o rácio da dívida continuaria a descer mesmo em caso de choques negativos externos nas áreas do crescimento, política orçamental, taxas de juro ou câmbio.as perspetivas de crescimento económico do país são “moderadas”.
Recomendadas

PremiumProjeto inovador da ARDITI usa alforrecas para aquacultura

Agência regional e parceiros de seis países estão a usar a Madeira como de zona de teste para a implementação de uma jaula, num projeto que tem um orçamento total de seis milhões de euros.

PremiumMadeira deve ter auto-suficiência energética

A renegociação da Lei das Finanças Regionais e do Estatuto Político Administrativo são outras reivindicações do candidato socialista.

PremiumAmeaça de recessão global ganha força devido ao coronavírus

Abrandamento do crescimento da economia global já é dado como certo, mas analistas não descartam a possibilidade de uma recessão. Em Portugal, exportações e consumo serão penalizados.
Comentários