[weglot_switcher]

Moody’s: Portugal “bem posicionado” rumo à descarbonização. EDP vai beneficiar do novo paradigma

Numa nota divulgada esta terça-feira, a Moody’s destaca os custos em queda das energias renováveis e que os leilões regulares de energia solar e eólica em Portugal e Espanha são uma oportunidade para as empresas do setor aumentarem os ganhos.
19 Novembro 2019, 08h24

“Portugal e Espanha estão bem posicionados para cumprir as suas metas vinculativas e não-vinculativas para a descarbonização”, concluiu a Moody’s numa análise aos dois países ibéricos.

Para a agência de notação financeira norte-americana, a “mudança rumo à descarbonização representa várias oportunidades” para os dois países.

Numa nota divulgada esta terça-feira, a Moody’s destaca os custos em queda das renováveis e que os leilões regulares são uma oportunidade para melhorar receitas.

“A descarbonização representa um número de oportunidades e desafios para as empresas elétricas com os custos de renováveis em queda e leilões regulares de energia solar e eólica a providenciar um número de novos projetos e oportunidades para aumentar as receitas neste setor”, disse em comunicado o vice-presidente da Moody’s, Paul Marty.

Olhando para as empresas que podem beneficiar, a Moody’s destaca a portuguesa EDP, assim como as espanholas Endesa e Iberdrola por “já terem massa críticas nas renováveis que gera economias de escala e acesso a grandes bases de consumidores” por terem uma integração vertical.

Os preços ibéricos grossistas de eletricidade vão estar a negociar entre os 45 e os 55 euros até 2022, podendo sofrer um “ligeiro declínio neste período”, refletindo mudanças já esperadas nos preços das matérias-primas e o crescimento na produção de renováveis.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.