[weglot_switcher]

Morreram 500 milhões de abelhas no Brasil em apenas três meses

Só no estado de Rio Grande do Sul morreram 400 milhões, e a principal razão segundo os ambientalistas deve-se ao uso massificado de pesticidas.
20 Agosto 2019, 15h36

Investigadores ambientais concluíram que o número de abelhas mortas em território brasileiro é preocupante. Só no estado de Rio Grande do Sul morreram 400 milhões, e a principal razão segundo os ambientalistas deve-se ao uso massificado de pesticidas, segundo a “BBC”.

A maioria dos pesticidas utilizados no Brasil contém substâncias que já não são permitidas em território europeu. Os estudos conduzidos pela organização ambiental Greenpeace concluem que 193 substâncias proibidas na Europa estão presentes nos pesticidas utilizados nos campos brasileiros.

Enquanto no ‘Velho Continente’ o uso de pesticidas está a ser fortemente controlado, no continente sul-americano acontece o inverso. No mesmo ano que se proibiu mais de 200 tipos de substâncias presentes nos pesticidas na União Europeia, o Brasil no sentido inverso levantou as proibições à maioria das substâncias ilegais.

A vida não está fácil para as abelhas, por todo o mundo a população destes insetos está a diminuir. Segundo a cadeia televisiva britânica, nos Estados Unidos, cada apicultor perdeu cerca de quatro em dez colmeias, na Rússia registaram-se em 20 regiões mortes massificadas de abelhas, e na África do Sul, morrem por ano um milhão de abelhas.

As abelhas desempenham um papel fundamental na cadeia alimentar.  Um terço de toda a comida consumida pelos humanos depende da polinização feita pelas abelhas.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.