Morreu André Jordan, fundador, idealizador e promotor dos empreendimentos Quinta do Lago, Belas Clube de Campo, Vilamoura XXI, entre outros.
O Jornal Económico confirmou junto de fonte oficial do grupo André Jordan.
Jornalista na sua juventude, André Jordan nasceu na Polónia, em 1933, e cresceu no Brasil, onde a família procurou refúgio em 1940, em fuga das perseguições nazis na Europa. Tinha dupla nacionalidade brasileira e portuguesa.
Segundo a sua biografia, o empresário veio para Portugal em 1971 para criar a Quinta do Lago, um empreendimento que, 40 anos depois, é reconhecido internacionalmente como um dos mais prestigiados desenvolvimentos no mundo.
No final da década de 80, após a venda da Quinta do Lago, André Jordan assumiu em Londres, o cargo de Administrador Executivo da Bovis Abroad, empresa do Grupo Bovis dedicado aos negócios imobiliários internacionais, com projectos em Espanha, Portugal e no Caribe, incluindo o famoso La Manga Club, no Sul de Espanha.
Em 1991, André Jordan criou um novo projecto na região de Lisboa, denominado Belas Clube de Campo, onde se estabeleceu com sucesso uma comunidade residencial de dimensão significativa.
Em 1995, André Jordan adquiriu a Lusotur, proprietária de Vilamoura, o maior complexo residencial e de lazer na Europa. Esta empresa foi vendida a investidores espanhóis em 2006.
“Os nove campos de golfe criados por André Jordan em Portugal foram o palco de grandes provas internacionais e alguns estão listados entre os melhores na Europa e no mundo. No desenho e na operação dos seus campos de golfe, bem como em todos os outros empreendimentos, especial atenção tem sido dada pelo André Jordan Group ao desenvolvimento sustentável, o que é atestado por inúmeros certificados e prémios internacionais”, lê-se na sua biografia.
Era Doutor Honoris Causa pelo ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa, e pela Universidade do Algarve.
Tinha quatro filhos e nove netos. No seu último livro, “Uma Viagem pela Vida”, André Jordan relata quase um século de histórias profissionais e pessoais, e onde na sua nova edição não falta também a crise e os desafios provocadas pela pandemia do coronavírus.
Em entrevista ao Jornal Económico (JE) em 2021, aquele que é considerado por muitos como o ‘pai’ do turismo português, falou das mudanças que viu no país nos últimos 50 anos, as perspetivas e desafios que esperam os sectores do turismo e do imobiliário.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com