[weglot_switcher]

Morreu João Semedo, antigo dirigente do Bloco de Esquerda

O antigo líder bloquista faleceu no Hospital do Porto aos 67 anos, depois de uma longa luta pela renovação do Partido Comunista Português (PCP) e pela mudança do cenário político português.
17 Julho 2018, 08h36

O antigo dirigente do Bloco de Esquerda (BE), João Semedo, morreu esta terça-feira, depois de vários anos de luta contra o cancro. O antigo líder bloquista faleceu no Hospital do Porto aos 67 anos, depois de uma longa luta pela renovação do Partido Comunista Português (PCP) e pela mudança do cenário político português.

Estreou-se na política em 1972, com a decisão ao PCP. Descontente com o partido, funda, em 2003, o Movimento da Renovação Comunista, juntamente com outros ex-dirigentes do PCP. No ano seguinte, aceita o convite de Miguel Portas para integrar como independente as listas do BE para o Parlamento Europeu.

Entre 2012 e 2014, João Semedo dirigiu o BE em conjunto com a atual coordenadora, Catarina Martins. No ano passado, o antigo dirigente bloquista foi candidato do BE à Câmara Municipal do Porto. No entanto, acabaria por ser afastado da corrida devido a doença, tendo sido substituído por candidato João Teixeira Lopes.

“Tive a vida que escolhi, a vida que quis, não tenho nada de que me arrependa no que foi importante. Segui sempre a minha intuição, nunca me senti a fazer o que não queria. Sim, fui muito feliz, sou e acho que continuarei a ser”, afirmou João Semedo na última grande entrevista que concedeu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.