A bolsa de Lisboa acompanhou o sentimento positivo observado nas mais importantes bolsas europeias, a encerrar a semana passada. Esta segunda-feira é dia de dados macroeconómicos importantes na maior economia da zona euro.
O índice PSI ganhou 0,76% e atingiu os 6.409 pontos. Um dos grandes destaques é necessariamente protagonizado pelas ações da Mota-Engil, que valorizaram 6,10% e alcançaram os 2,574 euros. As negociações foram impulsionadas pelo anúncio do hedge fund Muddy Waters Capital Domino Master, que reduziu em 0,08 pontos percentuais a posição a descoberto que tinha na Mota-Engil, para 0,57%.
A EDP Renováveis também brilhou, ao adiantar-se 3,89% para alcançar os 10,94 euros. Os investidores vão reagir esta segunda-feira à redução dos direitos de voto da Blackrock na EDP Renováveis, até aos 2,985%. A informação foi avançada à CMVM pela empresa portuguesa na sexta-feira, após o encerramento dos mercados europeus.
Seguiram-se subidas de 1,84% nos títulos da Corticeira Amorim para 8,32 euros e de 1,34% na Galp, até aos 15,90 euros.
Entre as cotadas que mais desvalorizaram, sobressai a Altri, cujos títulos derraparam 0,79% e fecharam o dia nos 5,03 euros.
Olhando às mais importantes praças europeias, o dia foi de subidas generalizadas, a beneficiar da aceleração do Índice de Gestores de Compras (PMI) da S&P Global, a par das subidas nos índices PMI dos serviços e da atividade industrial. Os mercados acabar por deixar de lado as desacelerações que se registaram nos índices equivalentes (referentes aos serviços e à indústria) na zona euro.
Os ganhos foram mais expressivos no Reino Unido, na medida em que o principal índice da bolsa de Londres subiu 1,38%. Seguiram-se avanços de 0,99% na Alemanha, 0,61% em Itália, 0,58% em França e 0,38% em Espanha. Simultaneamente, o índice agregado Euro Stoxx 50 somou 0,72%.
Esta segunda-feira, o destaque vai para os índices de clima económico e de negócios na Alemanha. Trata-se da economia mais forte da zona euro, mas atravessa um período de sérias dificuldades, com a possibilidade de uma situação de recessão económica a tornar-se cada vez mais concreta.
Por cá, no que respeita ao PSI, os investidores vão reagir à perca de direitos de voto da Blackrock na EDP Renováveis. A multinacional norte-americana reduziu a participação qualificada que tem na energética para 2,985% do total.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com