Mota-Engil e Corticeira Amorim resgatam PSI 20 de onda vermelha europeia

O principal índice bolsista português valoriza 0,20%, para 4.889,54 pontos.

O principal índice bolsista português, PSI 20, sobe 0,20% para 4.889,54 pontos, esta segunda-feira, fugindo ao sentimento negativo das principais praças europeias. Em Lisboa, a Mota-Engil e a Corticeira Amorim lideram os ganhos, com a EDP, EDP Renováveis e a Galp (-0,31%, para 14,34 euros) a negociarem no vermelho.

A maioria das empresas cotadas na bolsa portuguesa seguem no ‘verde’, com destaque para a Mota-Engil, que cresce 1,80%, para 1,70 euros e a Corticeira Amorim, que valoriza 1,56%, para 9,09 euros. A Sonae Capital (1,26%) e os CTT (1,12%) estão também entre as que mais valorizam.

“Em Portugal, a Mota-Engil é a empresa que mais valoriza, pois é uma das mais dependentes do sentimento de mercado externo. Em altura de notícias positiva, lidera os ganhos do PSI20, em altura de notícias negativas, lidera o PSI20 nas perdas”, explica Carla Maia Santos, senior broker da XTB.

Em queda na bolsa nacional está ainda a EDP, que desce 0,39%, para 3,08 euros, a EDP Renováveis cai 0,57%, para 7,81 euros.

Nas principais praças europeias só o italiano FTSE MIB escapa à onda ‘vermelha’.

“Desde logo com a nota de que as encomendas às fábricas alemãs estão a agravar o ritmo de queda, o que é um fraco indicador para receitas futuras. Entretanto chega a confirmação de que a confiança dos investidores na Zona Euro, medida pelo Sentix, continua em queda”, afirma Ramiro Loureiro, analista de mercados do Millennium bcp.

A cotação do barril de Brent cresce 2,12%, para 58,27 dólares, enquanto a cotação do crude WTI sobe 2,23%, para 49,03 dólares por barril.

No mercado cambial o euro valoriza 0,48%, para 1,14 dólares.

Ler mais

Recomendadas

Nasdaq lidera quedas em Wall Street

As tecnológicas acentuaram as perdas, nomeadamente as FAANG. A Facebook perdeu 2,48%, a Apple cedeu 0,46%, a Amazon tombou 3%, a Netflix afundou 4,23% e a Alphabet, dona da Google, caiu 1,74%. Também a Microsoft teve uma sessão negativa, desvalorizando 3,09%.

Domingos Soares de Oliveira: “não há neste momento qualquer situação oficial entre o Benfica e o treinador Jorge Jesus”

“Conforme é sabido, o nosso presidente tem uma relação pessoal com o treinador Jorge Jesus, portanto é natural que converse com o treinador, mas não não há neste momento qualquer situação oficial entre o Benfica e o treinador Jorge Jesus”, vincou Domingos Soares de Oliveira.

PSI-20 fecha em alta com a ajuda do BCP que valorizou mais de 3%

O BCP foi a estrela da sessão ao subir mais de 3%. Mas a queda da EDP, depois das notícias de que a própria empresa deverá ser constituída arguida no processo de rendas excessivas, travou a subida do PSI-20 que fechou em alta, mas abaixo das principais praças da Europa.
Comentários