No seguimento de um pedido da CMVM, e depois de uma subida superior a 10% na bolsa de Lisboa no dia 8 de setembro de 2025, impulsionada pela notícia da atribuição da concessão para a construção e operação de um túnel submerso no Brasil, a Mota-Engil confirmou que , venceu o leilão para atribuição da Concessão do túnel que ligará as cidades de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo no Brasil.
“No passado dia 5 de setembro, através da sua subsidiária Mota-Engil Latam Portugal, venceu o leilão para atribuição da Concessão do túnel que ligará as cidades de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo no Brasil”, lê-se no comunicado enviado ao regulador do mercado de capitais.
“Reforça-se, no entanto, que se trata apenas da primeira fase de um processo conducente à adjudicação e posterior assinatura da documentação contratual, que se estima possa acontecer até final do corrente ano”, sublinha a Mota-Engil depois dos pedidos de esclarecimento público por parte da CMVM.
A concessão, cujo montante de investimento ascenderá a cerca de 8,0 biliões de reais, equivalente a 1,255 mil milhões de euros, dos quais até 5,8 biliões de reais virão de aportes públicos divididos igualmente entre o governo de São Paulo e o governo federal, sendo o restante da responsabilidade da empresa concessionária, terá a duração de 30 anos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com