[weglot_switcher]

Movimento cívico “Juntar Lisboa!” anuncia apoio à candidatura de Carlos Moedas

Entre as propostas trabalhadas estão um pacto habitacional com compromisso entre setor público, privado e comunidade; a transformação digital dos serviços públicos com foco em proximidade e humanização; e uma visão para a cultura como motor emocional, identitário e económico da cidade.
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, na conferência “Mais Habitação – proteção, regulação ou travão?”, promovida pelo JE e pelo NOVO. Fotografia de Cristina Bernardo
31 Julho 2025, 23h11

O movimento cívico Juntar Lisboa!, que tem vindo a mobilizar especialistas e cidadãos em sessões públicas desde junho,  assumiu publicamente o seu apoio à candidatura “Por Ti, Lisboa” de Carlos Moedas, e entregou no dia 29 de julho, quinta-feira, os primeiros contributos técnicos para uma cidade mais habitável, criativa e eficiente.

Entre as propostas trabalhadas estão um pacto habitacional com compromisso entre setor público, privado e comunidade; a transformação digital dos serviços públicos com foco em proximidade e humanização; e uma visão para a cultura como motor emocional, identitário e económico da cidade.

Nos principais vetores trabalhados na reunião, estiveram em destaque os setores da Habitação e Urbanismo, Modernização e Transformação dos Serviços, bem como a Cultura e Espaço Público.

Gonçalo Reis, como promotor do movimento Juntar Lisboa! assinala que “ao longo de vários meses de trabalho e de sessões temáticas com experts técnicos, reunimos contributos e pensamento em áreas decisivas para a cidade”.

“Esta entrega de propostas à candidatura de Carlos Moedas, que corporiza a uma visão moderna e transformadora para Lisboa, seguramente terá impacto na formulação de políticas públicas de elevado impacto e orientadas para o futuro”, acrescenta.

OAo longo dos meses de junho e julho, o Juntar Lisboa! promoveu três sessões temáticas abertas, sobre Cultura, Turismo e Posicionamento Estratégico, Inovação para uma Lisboa Melhor e o terceiro foi dedicado ao Urbanismo, Habitação e Espaço Público.

Os encontros, dinamizados no palco do Tokyo-Jamaica, contaram com a participação de especialistas, artistas, empreendedores, arquitetos, juristas, economistas e académicos, criando um espaço de escuta ativa, onde foram também apresentados casos de estudo internacionais de cidades que conseguiram redesenhar os seus modelos urbanos com impacto e criatividade.

Os próximos encontros, marcados para setembro, em datas a anunciar, serão dedicados à Mobilidade e outro terá como foco a Juventude.

Este encontro, realizado com Carlos Moedas nos dia 29 de julho, em Lisboa,  marca o início do diálogo institucional do movimento com a candidatura, e será seguido de novas sessões públicas já em setembro, dedicadas, por exemplo, à Mobilidade e outra à Juventude.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.