Os aeroportos nacionais movimentaram 6,9 milhões de passageiros e 20,6 mil toneladas de carga e correio em setembro, estes valores correspondem a aumentos de 4,4% e 14,9%, respetivamente, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Durante o mês de setembro aterraram um total de 23,7 mil aeronaves em voos comerciais, o que corresponde a 6,9 milhões de passageiros. Cerca de 81,9% dos passageiros que desembarcaram nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, sendo a maioria destes provenientes do continente europeu.
Já 82% dos passageiros embarcados correspondiam a tráfego internacional, sendo o principal destino países europeus, já o continente americano foi o segundo destino dos passageiros embarcados.
No nono mês desembarcaram diariamente, em média, um total de 115,1 mil passageiros, um valor superior em 3,8% ao registado no período homólogo de 2023.
No acumulado do ano, o número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais cresceu 4,4%. O aeroporto de Lisboa concentrou a movimentação de 49,1% dos passageiros, seguido do aeroporto do Porto, com 22,5% e o aeroporto de Faro registou um crescimento de 2,1%.
O principal país de origem dos passageiros que deram entrada nos aeroportos portugueses foi o Reino Unido, assim como também foi o principal destino dos passageiros. Já França registou um decréscimo no número de passageiros embarcados e desembarcados.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com