[weglot_switcher]

Mundo ganhou mais nove multimilionários devido à vacina contra a Covid-19

O CEO da Moderna, Stéphane Bancel, e o CEO da BioNTech, Uğur Şahin, bem como três cofundadores da farmacêutica chinesa CanSino Biologics, fazem parte dos nomes que constam na lista de novos multimilionários.
20 Maio 2021, 11h54

A criação de vacinas contra a Covid-19 levou os países em todo o mundo a realizarem compras de vacinas em massa para imunizarem a sua população. Desta grande procura global, nasceram nove novos multimilionários entre 2020 e 2021, revela a “France Presse”.

Os lucros obtidos pelas farmacêuticas e pelos criadores das vacinas levou a nove entradas na lista dos mais ricos do mundo na lista da Forbes, mas o grupo de campanha People’s Vaccine Alliance pede o fim do controlo do monopólio das farmacêuticas relativamente à patente das vacinas.

A União Europeia e os Estados Unidos já pediram a suspensão das patentes das vacinas produzidas contra o vírus SARS-CoV-2, de forma a que a produção aumente consideravelmente e que todas as pessoas sejam vacinadas.

O grupo adianta que “entre eles, os nove multimilionários têm uma riqueza líquida combinada de 19,3 mil milhões de dólares (15,8 mil milhões de euros), o suficiente para vacinar completamente todas as pessoas em países de baixo rendimento em 1,3 vezes”.

“Estes milionários são a face humana dos enormes lucros que muitas empresas farmacêuticas estão a obter com o monopólio que detêm sobre essas vacinas”, disse Anna Marriott, da instituição Oxfam, que faz parte da People’s Vaccine Alliance.

No entanto, além das pessoas recém-entradas na lista, existiam já oito multimilionários da indústria que viram as suas fortunas aumentar num conjunto de 32,2 mil milhões de dólares (26,4 mil milhões de euros) devido ao lançamento das vacinas. O CEO da Moderna, Stéphane Bancel, e o CEO da BioNTech, Uğur Şahin, bem como três cofundadores da farmacêutica chinesa CanSino Biologics, fazem parte dos nomes que constam na lista dos novos milionários.

Heidi Chow da Global Justice Now aponta que as vacinas atualmente no mercado só existem devido “às enormes quantias de dinheiro dos contribuintes, então não pode ser justo que particulares estejam a lucrar enquanto centenas de milhões enfrentam uma segunda e uma terceira vaga completamente desprotegidas”.

A responsável da Global Justice Now aponta que é “totalmente repugnante” que milhares de pessoas estejam a morrer diariamente na Índia e que os proprietários da Big Pharma estejam a colocar as suas fortunas “à frente das necessidades desesperadas de milhões”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.