[weglot_switcher]

Mutares e Oxy avançam com proposta melhorada para a Efacec. Prazo prorrogado 24 horas

Os candidatos à compra da Efacec tinham até às 17 horas desta segunda-feira para entregar as suas Best and Final Offers (Bafo), mas a Parpública prorrogou o prazo 24 horas. O Jornal Económico conseguiu apurar que o fundo Mutares e a Oxy Capital avançam com propostas para a compra dos 71,73% da Efacec Power Solution.
10 Abril 2023, 17h33

Os candidatos à compra da Efacec tinham até às 17 horas desta segunda-feira para entregar as suas Best and Final Offers (Bafo), mas a Parpública adiou por 24 horas o prazo para a entrega das propostas. O Jornal Económico conseguiu apurar que o fundo Mutares e a Oxy Capital avançam com propostas para a compra dos 71,73% da Efacec Power Solution.

Tudo indica que o Oaktree Capital Management e a Visabeira/Sodecia também venham a entregar. Mas não foi possível ainda ter a confirmação.

De fora, terá ficado a Mota-Engil, tal como já tinha sido avançado pelo “Eco”.

A Parpública vai entregar o seu relatório sobre as propostas ao Ministério das Finanças, que lidera o processo de reprivatização da Efacec, dentro de 24 horas. Está previsto a seguir sair um comunicado do Governo.

Recorde-se que o Conselho de Ministros decidiu passar os cinco candidatos que tinham apresentado propostas para a reprivatização de 71,73% da Efacec à fase das negociações com vista à apresentação de propostas melhoradas. Ou seja, Mota-Engil, Oaktree Capital Management, Oxy Capital; consórcio Visabeira/Sodecia e Mutares Iberia, que tinham avançado com propostas vinculativas mantiveram-se na corrida para melhorar as suas propostas.

No Parlamento, António Costa e Silva chegou a revelar que a equipa da Parpública, com os assessores, “estava a trabalhar no mecanismo do SPA (Sales and Purchase Agreement) para terem 15 dias e no fim do março e início de abril termos as Best and Final Offers (Bafo)”.

A urgência na venda da Efacec é um facto, tendo em conta que a Parpública tem vindo a pôr uma média de 14 milhões de euros por mês na empresa dirigida por Ângelo Ramalho, tal como avançou o Jornal Económico.

(Em atualização)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.