[weglot_switcher]

Nabeiro convida startups a desenvolverem pilotos para as empresas do grupo

Desenvolvido pelo centro de inovação interno, em parceria com a consultora iMatch, o programa desafia pequenas empresas a apresentar soluções de produto, sustentabilidade e interação com o consumidor. “O grupo irá, mediante análise de cada uma, assegurar o financiamento necessário para o desenvolvimento e implementação dos respetivos pilotos”, refere Rui Miguel Nabeiro ao Jornal Económico.
16 Abril 2019, 15h00

O grupo Nabeiro – Delta Cafés tem um novo programa de inovação global que pretende modernizar a empresa e implementar soluções estratégicas ligadas à sustentabilidade e ao relacionamento com os clientes. Desenvolvido pelo centro interno Diverge, em parceria com a consultora iMatch, o “DisrUPtion” desafia startups portuguesas e internacionais a contribuir com ideias.

Os empreendedores com os pilotos que se enquadrem melhor na cadeia de valor da empresa terão a oportunidade de trabalhar com o grupo Nabeiro. Apesar de a iniciativa estar essencialmente focada quatro áreas – produto, impacto responsável [sustentabilidade], interação com o consumidor e novas experiências [conectividade e fidelidade do cliente à empresa] –, a multinacional fundada por Manuel Rui Azinhais Nabeiro está disponível para receber sugestões de todos os empreendedores que tenham uma boa ideia que não se inclua neste conjunto de segmentos.

“O grupo Nabeiro promove anualmente um programa interno de aceleração de ideias inovadoras. Neste programa, onde participam colaboradores de todas as empresas e unidades de negócio, são validados os modelos de negócio das oportunidades selecionadas. Atualmente, está presente em inúmeros países e todos os colaboradores podem participar nesta iniciativa, garantindo desta forma que todos e além-fronteiras contribuem para a inovação do grupo”, afirma o administrador Rui Miguel Nabeiro, ao Jornal Económico.

No final do verão, os concorrentes terão a oportunidade de melhorar os seus produtos/serviços e de os adaptar ao contexto da empresa sediada em Campo Maior, sendo que poderão também validar os pilotos em ambiente real, com parceiros e clientes. “O grupo irá, mediante análise de cada uma, assegurar o financiamento necessário para o desenvolvimento e implementação dos respetivos pilotos”, refere Rui Miguel Nabeiro, em declarações enviadas ao semanário.

Ademais, três startups terão oportunidade de participar num evento internacional ligado a este ecossistema, de forma a mostrarem os resultados dos seus projetos. O administrador encara o futuro da empresa e da economia com “espírito empreendedor”, pelo que a multinacional da qual faz parte procura ser “um agente ativo”, impulsionador de ideias de concretização das startups, que acredita terem capacidade para serem “fundamentais para o desenvolvimento económico do negócio”.

Quais os critérios de elegibilidade?

  • Equipa (capacidades, experiência e diversidade/suficiência de recursos)
  • Qualidade do projeto (criatividade/originalidade, inovação e design de experiência do utilizador)
  • Utilidade (valor agregado e relevância para as atividades desenvolvidas pela Nabeiro)
  • Modelo de negócio (viabilidade comercial e potencial de crescimento)
  • Viabilidade técnica, operacional e comercial

Calendarização do programa

  • Até 29 de maio – Inscrições
  • 17 de junho, 24 de junho, 28 de junho e 1 de julhoPitch das 24 empresas selecionadas no espaço Now_Beato, ao lado do Hub Criativo do Beato, em Lisboa. Depois destes quatro momentos de apresentações, apenas seis startups passam à próxima fase [matchUP]
  • 11 e 12 de julho – “Speed dating” entre mentores e startups
  • 9 a 13 de setembro – Semana de ‘mergulho’ no mundo de Nabeiro, para compreender as insígnias que fazem parte do grupo, histórico, desafios e valores
  • 23 a 27 de setembro – Oportunidade de reformular a solução/modelo de negócio, para o adequar melhor ao grupo Nabeiro, com base nos ensinamentos dos mentores e na informação recolhida da fase anterior
  • 14 a 18 de outubro – Testes e reformulações em focus group’s

Presente em Espanha, França, Luxemburgo, Angola, Suíça, China e Brasil, o grupo Nabeiro conta com diversas empresas no ramo agroalimentar (Adega Mayor, Novadelta, Qampo, Torrefacção Camelo), indústria e serviços (Angonabeiro, Nabeirauto, Nabeirotrans, Tecnidelta, Toldiconfex), imobiliário (Nabeirimóvel), turismo (Nabeirotel) e distribuição (Delta Foods Shanghai, Delta Foods Brasil, Manuel Rui Azinhais Nabeiro, Nabeirodist, Novadelta Espanha, Novadelta França, Novadelta Luxemburgo e Novadelta Suíça).

Notícia atualizada a 18-04-2018

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.