[weglot_switcher]

“Não é expectável que os preços diminuam”, alertam agricultores sobre possível descida do IVA nos alimentos

A ideia foi deixada por Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da CAP, numa manifestação de agricultores em Évora esta sexta-feira, em que este dirigente alertou para a necessidade de que a eventual descida do IVA nos produtos alimentares se reflita no preço para o consumidor final.
24 Março 2023, 10h58

Os agricultores alertaram esta sexta-feira, através da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), que a eventual descida do IVA associado aos preços dos produtos alimentares poderá não se concretizar numa descida efetiva do valor destes bens e que o que pode acontecer é a minimização da escalada dos preços.

A ideia foi deixada por Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da CAP, numa manifestação de agricultores em Évora esta sexta-feira, em que este dirigente alertou para a necessidade de que a eventual descida do IVA nos produtos alimentares se reflita no preço para o consumidor final: “Não é obrigatório pensar que a descida do IVA vai fazer baixar o custo dos produtos; vai é fazer com que aquela percentagem não seja cobrada e isso só pode resultar se for no consumidor final que é quem não pode deduzir o IVA”.

No entanto, e no entender da CAP, essa medida “não chega”: “Antes disso, tem que haver um conjunto de ajudas para conter a escalada dos preços. Não tenhamos dúvidas de que mesmo com o gasóleo a preços mais em conta ou com a energia mais barata do que estava o ano passado, há todo um conjunto de preços que não baixaram e não vão baixar. E por isso, não é expectável que haja uma descida efetiva do valor dos produtos, o que pode é haver uma minimização da escalada dos preços”, garantiu.

A cadeia de supermercados Pingo Doce irá refletir no preço dos produtos, e de forma integral, a eventual diminuição do IVA nos produtos alimentares que deverá ser anunciada esta sexta-feira pelo Governo. A garantia foi transmitida esta quinta-feira pela CEO da cadeia de supermercados do Grupo Jerónimo Martins, Isabel Ferreira Pinto, num encontro com jornalistas: “Sendo uma boa medida para as famílias portuguesas, vamos repercutir integralmente a diminuição do IVA nos preços dos produtos”.

Na passada quarta-feira, António Costa garantiu no Parlamento que o Governo está a trabalhar para um acordo no sector alimentar, com a produção e com a distribuição, de forma a proceder à descida do IVA nos produtos alimentares. Para esta sexta-feira, está prevista uma conferência de imprensa em que Fernando Medina, ministro das Finanças, poderá avançar com novidades neste sentido.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.