[weglot_switcher]

“Pôr em risco o Novo Banco pode ser o desastre total”, avisa Máximo dos Santos

“Essa é uma questão política e não posso estar a responder por matérias políticas. O que posso dizer é que o que eu acharia mais errado seria, chegados aqui, e fazermos qualquer coisa que pusesse em risco o Novo Banco. Era o desastre total”, disse o Presidente do Fundo de Resolução.
  • Cristina Bernardo
16 Setembro 2020, 12h45

O presidente do Fundo de Resolução e vice-governador do Banco de Portugal disse hoje, no parlamento, que seria o “desastre total” se o Novo Banco fosse colocado em risco e disse acreditar numa resolução para o problema.

Luís Máximo dos Santos respondia à possibilidade de o Bloco só aprovar o Orçamento de Estado se não incluir o empréstimo do Estado que está garantido por contrato. “Essa é uma questão política e não posso estar a responder por matérias políticas. O que posso dizer é que o que eu acharia mais errado seria, chegados aqui, e fazermos qualquer coisa que pusesse em risco o Novo Banco. Era o desastre total”, referiu.

O presidente do Fundo de Resolução disse que “depois do esforço que foi feito, entrarmos num processo em que por qualquer razão o banco sofresse danos tremendos era negar o percurso e criar instabilidade financeira na pior altura”,

Luís Máximo dos Santos, acredita que “os problemas serão resolvidos”.

Em entrevista ao Expresso, este fim de semana, Catarina Martins fez depender a viabilização do orçamento do fim das transferências para o Novo Banco e da realização de uma auditoria por instituições públicas.

O Jornal de Negócios escreve esta quarta-feira que os bancos nacionais poderão ser chamados a entrar numa esquema de financiamento do Fundo de Resolução para resolver o problema de financiamento para cumprir a última chamada de capital do Novo Banco ao mecanismo de capitalização contingente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.