[weglot_switcher]

Não sabe em quem votar? Este site ajuda-o a tomar uma decisão informada

Em Portugal, o processo eleitoral decorre apenas no domingo, dia 26, mas o aparecimento de novos partidos a candidatarem-se pode dificultar a escolha dos eleitores na hora das votações.
23 Maio 2019, 07h46

Esta quinta-feira, a Holanda e o Reino Unido vão eleger os seus representantes para o próximo Parlamento Europeu. Em Portugal, o processo eleitoral decorre apenas no domingo, dia 26, mas o aparecimento de novos partidos a candidatarem-se pode dificultar a escolha dos eleitores na hora das votações. Para os ajudar a tomar uma decisão de voto informada e combater a abstenção, a comunidade Global Shapers Lisbon criou um website que o vai informar de tudo o que precisa saber.

Na página criada pela comunidade Global Shapers Lisbon, ligada ao Fundo Económico Mundial, os eleitores podem encontrar a lista das 17 candidaturas que foram apresentadas junto do Tribunal Constitucional para concorrer a estas eleições europeias. Para cada um dos partidos candidatos, é apresentada informação para ajudar a perceber as diferentes propostas e perceber qual o candidato que se aproxima mais das suas ideologias.

“Percebemos que havia uma lacuna na informação disponível sobre estas eleições: só numa página do Tribunal Constitucional era possível encontrar a lista completa de candidaturas. Apesar de muitos meios de comunicação social fazerem cobertura das ações de campanha, essa cobertura tem tendência a focar-se no partidos maiores”, afirma o coordenador do projeto e membro dos Global Shapers Lisbon, Nuno Carneiro, em comunicado.

Entre a informação disponibilizada aos eleitores está o nome do cabeça de lista de cada um dos partidos (sem esquecer os mais pequenos), o contacto de email da candidatura, o grupo político europeu que cada um integrará, caso consiga eleger eurodeputados, e hiperligações para website da candidatura, programa e lista de candidatos. Além disso, há também uma secção com vídeos online dos debates na RTP1, SIC e TVI ou para outras páginas que podem ajudar os eleitores mais indecisos.

O coordenador do projeto explica que o website “permite a qualquer português perceber rapidamente todas as candidaturas, e o que defende cada uma”. “Já fomos contactados por várias pessoas que nos agradeceram porque esta página fez com que pela primeira vez se sentissem verdadeiramente informados para votar”, diz.

O website disponibiliza ainda uma hiperligação para um questionário que lhe vai dizer qual o partido político que lhe vai ajudar a determinar em quem deve votar nas eleições, partindo daquilo que são convicções de cada eleitor. Para os mais esquecidos ou mais desinteressados, esta página redireciona-o para outra página da União Europeia onde são expostas as razões pelas quais é importante votar.

Portugal vai eleger 21 eurodeputados para o Parlamento Europeu. As eleições europeias são, por norma, as que registam a maior percentagem de abstenção em Portugal. Nas últimas eleições, que decorreram em 2014, a abstenção atingiu o valor recorde de 66,2%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.