A bolsa de valores Nasdaq quer passar a operar 24 horas por dia, de segunda a sexta-feira, a partir do segundo semestre de 2026. A mudança, que ainda depende de aprovação regulatória, deve-se ao crescente interesse global pelas ações norte-americanas. O plano prevê a passagem das atuais 16 horas de negociação por dia para um total de 23 horas, com uma pausa de apenas uma hora diária destinada a manutenção técnica, testes e compensação de operações. “Se pensarmos nos investidores de todo o mundo, eles querem aceder a este enorme mercado nos seus próprios termos e nos seus fusos horários”, justificou Chuck Mack, vice-presidente sénior da Nasdaq para os mercados norte-americanos.
Neste momento existem três sessões de negociação: o “pre market”, que decorre entre as 9h00 e as 14h30 (hora de Lisboa), a sessão normal, que decorre entre as 14h30 e as 21h00 e o “after market”, que vai das 21h00 até à 1h00. A apresentação da documentação junto do regulador de mercado dos EUA (a SEC, equivalente à CMVM em Portugal) é o primeiro passo para a implementação dos novos horários.
“O objetivo da Nasdaq é atrair mais investimentos para o mercado americano. Portanto, cabe a nós melhorar o acesso para aqueles que operam em diferentes fusos horários”, conclui Tal Cohen, o presidente do Nasdaq.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com