O REGA Energy Group, sediado em Lisboa, obteve um financiamento de 60 milhões de euros junto do seu investidor, o SWEN Capital Partners, um fundo de investimento francês em infraestruturas de biometano e hidrogénio verde.
A empresa dedica-se ao desenvolvimento de produção de biometano e hidrogénio verde. Dois projetos que tem em curso, integrado num consórcio, é o Nazaré Green Hydrogen Valley e o Coimbra Green Hydrogen Valley.
“Planeamos investir, nos próximos 24 meses, mais 500 milhões de euros em infraestruturas de energias renováveis. Construímos um modelo sustentável de criação de valor, proporcionando aos nossos clientes, investidores, parceiros e partes interessadas uma segurança financeira a longo prazo”, disse em comunicado Filipa Abreu Teixeira, CFO do REGA Energy Group.
Sobre o NGHV, as “indústrias da Nazaré, Marinha Grande e Leiria, responsáveis por uma parte relevante das emissões de carbono em Portugal, decidiram juntar esforços para descarbonizar os seus processos industriais e desenvolver produtos novos, competitivos e de baixo carbono, com um impacto considerável”, pode-se ler na página do consórcio, o que inclui indústria de vidro, cerâmica e cimento. A Crisal, uma fábrica de vidro sediada na Marinha Grande, é a primeira unidade industrial a integrar este projeto, conforme noticiou o “Diário de Leiria” no final de abril.
No entanto, a central solar e eólica que a empresa pretende instalar em Fanhais (Nazaré) para alimentar a produção de hidrogénio verde tem sofrido a contestação da população local e a empresa já admitiu que poderá optar por uma localização alternativa mais próxima da Marinha Grande, noticiou o “Jornal de Leiria” a 13 de junho.
Em comunicado, o CEO do Rega Energy Group Thomas Carrier, disse que a “indústria pesada encontra-se sob uma grande pressão para transitar para um modelo sustentável e resiliente, ao mesmo tempo que se debate com os desafios da incerteza regulamentar e da concorrência internacional. A REGA pode ajudar as indústrias a transformar esse enorme desafio numa vantagem competitiva. O sucesso desta nova ronda de financiamento permitirá a REGA financiar os seus primeiros projetos de energia renovável, acelerar e ganhar impulso a partir daí”.
Por sua vez, Olivier Aubert, diretor da SWEN Capital Partners, congratulou-se com o acordo. “Desde o nosso primeiro investimento que a REGA cumpre com eficácia o seu plano de negócios. A empresa conjuga uma visão estratégica clara com uma forte adesão dos clientes, um modelo de governança assente em “investment grade”, um profundo conhecimento do setor e um foco prioritário e pragmático nas pessoas. A SWEN Capital Partners reforça o seu investimento, reiterando a confiança plena na ambição e capacidade da REGA em cumprir os seus objetivos”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com