[weglot_switcher]

Negócios da Bosch em Portugal atingem os 1,7 mil milhões de euros

Grupo com sede em Estugarda é um dos maiores empregadores em Portugal, assumindo também uma posição de forte destaque no segmento das exportações.
17 Maio 2022, 11h47

A Bosch Portugal fechou o exercício de 2021 com uma faturação de 1,7 mil milhões de euros, um crescimento de 5% face ao ano anterior. Por segmentos de negócio, a área de Soluções de Mobilidade caiu 5% em relação a 2020. Os negócios de Energia e Tecnologia de Edifícios registaram um desenvolvimento positivo, com as unidades de Aveiro e de Ovar em destaque.

Ovar, onde estão concentradas as tecnologias de videovigilância, intrusão e comunicação, a Bosch teve um aumento de vendas de 36% e de mais de 15% no número total de trabalhadores.

Em Aveiro, onde produz esquentadores, caldeiras e bombas de calor, a Bosch atingiu um crescimento de 26% em 2021. É ali que o grupo desenvolve tecnologia de bombas de calor, cuja produção, com um investimento de cinco milhões, deverá arrancar no primeiro semestre do próximo ano, criando pelo menos 300 novos postos de trabalho.

A unidade Service Solutions, instalada em Lisboa, cresceu 15% e ultrapassou o volume de negócios anterior à pandemia. O segmento de Bens de Consumo, que engloba eletrodomésticos e ferramentas elétricas, registou um crescimento de vendas de 16%.

Com fábricas em Aveiro, Braga e Ovar e instalações em Lisboa, a Bosch fechou o ano com 5.788 trabalhadores, sendo um dos maiores empregadores e exportadores no país. As exportações agregam mais de 97% da produção.

Já no caso de Braga, a Bosch pretende contratar, até ao final deste ano, 250 colaboradores com “perfis especializados” nas áreas das tecnologias de informação e da engenharia de ‘software’.

Em termos gerais, o grupo pretende investir cerca de 100 milhões de euros ao longo do ano, e continuar a aumentar o número de colaboradores.

As perspetivas para 2022, com base nos primeiros quatro meses do ano, são de uma evolução positiva.

Em termos globais, o grupo Bosch, com sede em Estugarda, Alemanha, fechou 2021 com 78,7 mil milhões de euros de vendas, mais 10% do que no ano anterior, e 2,5 mil milhões de resultados líquidos, contra os 749 milhões de 2020, um crescimento acima dos 230%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.