A 9a edição do Merco Empresas Ibero-América revelou as empresas com melhor reputação no último ano. Nesta 9a edição, a Nestlé, Coca-Cola, AB InBev, Microsoft e Unilever lideram o top 10 do ranking.
O CEO do Merco, José María San Segundo referiu que a 9a edição do ranking das empresas com melhor reputação na América Latina “reafirma nosso compromisso com uma avaliação rigorosa, independente e transparente da reputação corporativa. Este monitor reconhece o esforço das companhias que se destacam pela gestão responsável, visão estratégica e capacidade de gerar confiança entre os diversos stakeholders.
Como foi o processo de elaboração do ranking Merco Ibero-América? “Partimos dos rankings Merco de 18 países, incluindo todas as empresas que aparecem nos rankings nacionais com os pontos obtidos em cada um: 1.500 empresas (com repetições). Depois disso, estabelecemos o peso de cada país, determinado pelo seu PIB e por um fator de correção que beneficia os pequenos. Em seguida, integramos as pontuações ponderadas, somando para cada empresa os pontos obtidos nos diferentes países já ponderados. Por fim, elaboramos um ranking com as 100 empresas com maior pontuação global (exigindo que estejam presentes em pelo menos dois países)”, refere o Merco, monitor de reputação de referência na Ibero-América, que contou nesta nona edição com 6 avaliações, 26 fontes de informação e 356.820 questionários, um aumento de 32% em relação ao ano anterior.
O Merco Empresas Ibero-América 2024 nasceu a partir de uma análise exaustiva que contou com a participação de 356.820 questionários, respondidos por 11.269 executivos de grandes empresas, 948 professores universitários da área de negócios, 890 jornalistas económicos, 918 analistas financeiros, 773 representantes de associações de consumidores, 835 representantes sindicais, 917 representantes de ONGs, 750 membros do governo, 556 gestores de redes sociais, 51.102 consumidores (Merco Sociedade) e 287.206 trabalhadores das empresas (Merco Talento).
Além dessas avaliações, também foi realizada uma análise da reputação digital das empresas (Merco Digital), com 6.568.150 menções analisadas em colaboração com a Nethodology, além de um benchmarking de indicadores objetivos que cobrem os principais aspectos da realidade de 656 empresas.
Em 2024, a Nestlé (1º lugar) manteve sua posição no ranking Merco Empresas em relação à edição anterior, assim como a Coca-Cola (2º). Em seguida, aparecem AB InBev (3º), Microsoft (4º), Unilever (5º), Toyota (6º), Google (7º), PepsiCo (8º), P\&G (9º) e Natura (10º).
Vale destacar que, embora algumas tenham trocado de posição, 8 das empresas do top 10 já figuravam nessa posição em 2023. As únicas novidades são a Natura, que subiu do 13º para o 10º lugar, e a PepsiCo, que avançou do 18º para o 8º. Além disso, é importante ressaltar que, com exceção da Nestlé e da Coca-Cola, as empresas com melhor reputação na Ibero-América mudaram de posição em relação ao ano anterior.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com