[weglot_switcher]

Neuralink: como Elon Musk quer ligar a inteligência artificial ao cérebro

Segundo apurou a BBC, a Neuralink, terá mesmo requerido uma licença ao governo dos Estados Unidos, com a finalidade de poder iniciar os testes em humanos.
  • Rebecca Cook / Reuters
18 Julho 2019, 15h59

Elon Musk continua a quebrar barreiras na tecnologia, desta feita, o empresário da área tecnológica, considerado um génio dos tempos modernos, revelou mais detalhes sobre o dispositivo criado pela sua empresa, Neuralink, que tem como objetivo ligar sistemas informáticos ao cérebro humano, centrando-se na melhoria das capacidades cognitivas, e em última análise, fazer uma ponte entre a inteligência artificial e o cérebro.

Até agora as experiências realizadas com animais, em concreto, ratos e macacos, têm-se revelado bem-sucedidas, especialmente, depois de durante os testes terem conseguido que um macaco controlasse um computador através do cérebro.

Durante os testes com ratos, a empresa conseguiu de forma igualmente bem-sucedida, implantar no cérebro dos pequenos roedores, os sensores, que permitiram conectar diretamente o cérebro destes ao computador.

Segundo apurou a BBC, a Neuralink, terá mesmo requerido uma licença ao governo dos Estados Unidos, com a finalidade de poder iniciar os testes em humanos.

Um dos desafios que a empresa enfrenta, é a precisão na aplicação dos implantes, ou seja, medindo apenas um quarto do diâmetro de um cabelo humano, a perfuração do crânio e o consequente contacto com o cérebro será um processo difícil e bastante minucioso, apresentando-se como o maior obstáculo. Esta operação será conduzida por um “robot” a fim de prevenir o erro humano, e evitar que se atinjam veias ou o próprio cérebro de maneira danosa.

Recordemos que Elon Musk, tem estado na vanguarda da tecnologia mundial, sendo o principal impulsionador de projetos inovadores como viajar até Marte, através da criação da empresa “spaceX”, e ainda a criação de carros elétricos de alta cilindrada como é exemplo a reconhecida marca de automóveis “Tesla”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.