A startup anglo-americana Neuralink, cofundada por Elon Musk, terá colocado o primeiro implante cerebral num ser humano, revelou esta segunda-feira à noite o bilionário Elon Musk, através do X (antigo Twitter). O chip chama-se “Telepathy (“Telepatia”) e foi instalado no cérebro de alguém no domingo, depois de, no ano passado, a Food and Drug Administration (FDA) ter dado autorização à empresa para fazer o primeiro teste em pessoas.
“Permite o controlo do seu telefone ou computador e, através deles, de quase qualquer dispositivo, só por pensamento. Os utilizadores iniciais serão aqueles que perderam o uso dos seus membros”, explicou o CEO da Tesla e da Space X, numa publicação online. “Imagine se Stephen Hawking pudesse comunicar mais rápido do que um datilógrafo rápido ou um leiloeiro. Esse é o objetivo”, escreveu Elon Musk, na rede social que também lidera.
A Neuralink, cuja sede se localiza na Califórnia, está avaliada em mais de cinco mil milhões de dólares (aproximadamente 4,6 mil milhões de euros), conta com mais de 400 trabalhadores e angariou financiamento de, pelo menos, 363 milhões de dólares (na ordem dos milhões de euros), de acordo com a Pitchbook.
No entanto, foi multada por violar as regras do Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DoT) sobre movimentação de materiais perigosos, avançou a agência “Reuters”, na semana passada. Investigadores do DoT terão descoberto que a empresa não se registou como transportadora de materiais perigosos, durante umas inspeções às instalações que tem no Texas e na Califórnia, em fevereiro de 2023.
The first @Neuralink product is called Telepathy
— Elon Musk (@elonmusk) January 29, 2024
Musk quer testar implantes cerebrais em humanos mas regulador norte-americano coloca entraves
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com