[weglot_switcher]

NextEnergy Capital investe 18 milhões de euros na central fotovoltaica de Paderne

Através do fundo NextPower III, a empresa de gestão de investimentos e ativos no setor das energias renováveis adquiriu o projeto do futuro parque solar da região de Albufeira à Azimuth Molecule e Cardinal Flexível. Foi a primeira operação da empresa em Portugal.
23 Outubro 2020, 13h51

A NextEnergy Capital investiu 18 milhões de euros na aquisição do projeto da futura central fotovoltaica de Paderne, no concelho de Albufeira, anunciou a empresa de gestão de investimentos e ativos no setor das energias renováveis esta sexta-feira. Esta operação foi a primeira da NextEnergy Capital em Portugal, tendo sido concretizada através do fundo NextPower III.

O projeto da Next Energy Capital, que foi comprado à Azimuth Molecule e Cardinal Flexível, foi revelado hoje no local onde se localizará o parque solar, numa sessão que contou com o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo. Os trabalhos de construção da central fotovoltaica de Paderne vão arrancar ainda em 2020, segundo o comunicado enviado à redação.

O futuro parque solar terá 39.564 painéis solares, com uma potência instalada de 17,4 MWp (Watt-picos), que ocuparão 28 hectares de área. O arranque das operações da central deverá ocorrer em 2021, sendo que a capacidade de produção anual será de 29,6 GWh, “o que permitirá abastecer mais de oito mil habitações e evitar a emissão de 9.620 toneladas de CO2 [dióxido de carbono] por ano”.

“Este investimento na central fotovoltaica de Paderne permite à NextEnergy reforçar a sua presença global e concretizar a primeira operação em Portugal, um país com elevado potencial de crescimento na produção de energia solar”, sublinhou Filinto Martins, diretor-geral do fundo NextPower III, citado no comunicado.

Já o autarca de Albufeira, José Carlos Rolo, salientou a importância que este investimento tem para a região algarvia. “Temos de olhar cada vez mais para as potencialidades do nosso território, colocando-nos ao lado de investimentos como este, que constituem uma mais-valia”, disse. Isto, porque a construção da central fotovoltaica de Paderne vai ter um impacto desenvolvimento económico e sustentável de Albufeira.

Com este projeto e dado os ativos solares operacionais e em construção, o portefólio do fundo de investimento NextPower III aumenta a sua diversificação e alcança os 335 MWp de capacidade instalada. A NextEnergy Capital é responsável pela gestão de investimentos e ativos no setor das energias renováveis, através de três veículos de investimento: dois fundos privados, NextPower III e NextPower II, e um fundo de investimento cotado, o NextEnergy Solar Fund Limited.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.