NextEnergy Capital investe 18 milhões de euros na central fotovoltaica de Paderne

Através do fundo NextPower III, a empresa de gestão de investimentos e ativos no setor das energias renováveis adquiriu o projeto do futuro parque solar da região de Albufeira à Azimuth Molecule e Cardinal Flexível. Foi a primeira operação da empresa em Portugal.

A NextEnergy Capital investiu 18 milhões de euros na aquisição do projeto da futura central fotovoltaica de Paderne, no concelho de Albufeira, anunciou a empresa de gestão de investimentos e ativos no setor das energias renováveis esta sexta-feira. Esta operação foi a primeira da NextEnergy Capital em Portugal, tendo sido concretizada através do fundo NextPower III.

O projeto da Next Energy Capital, que foi comprado à Azimuth Molecule e Cardinal Flexível, foi revelado hoje no local onde se localizará o parque solar, numa sessão que contou com o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo. Os trabalhos de construção da central fotovoltaica de Paderne vão arrancar ainda em 2020, segundo o comunicado enviado à redação.

O futuro parque solar terá 39.564 painéis solares, com uma potência instalada de 17,4 MWp (Watt-picos), que ocuparão 28 hectares de área. O arranque das operações da central deverá ocorrer em 2021, sendo que a capacidade de produção anual será de 29,6 GWh, “o que permitirá abastecer mais de oito mil habitações e evitar a emissão de 9.620 toneladas de CO2 [dióxido de carbono] por ano”.

“Este investimento na central fotovoltaica de Paderne permite à NextEnergy reforçar a sua presença global e concretizar a primeira operação em Portugal, um país com elevado potencial de crescimento na produção de energia solar”, sublinhou Filinto Martins, diretor-geral do fundo NextPower III, citado no comunicado.

Já o autarca de Albufeira, José Carlos Rolo, salientou a importância que este investimento tem para a região algarvia. “Temos de olhar cada vez mais para as potencialidades do nosso território, colocando-nos ao lado de investimentos como este, que constituem uma mais-valia”, disse. Isto, porque a construção da central fotovoltaica de Paderne vai ter um impacto desenvolvimento económico e sustentável de Albufeira.

Com este projeto e dado os ativos solares operacionais e em construção, o portefólio do fundo de investimento NextPower III aumenta a sua diversificação e alcança os 335 MWp de capacidade instalada. A NextEnergy Capital é responsável pela gestão de investimentos e ativos no setor das energias renováveis, através de três veículos de investimento: dois fundos privados, NextPower III e NextPower II, e um fundo de investimento cotado, o NextEnergy Solar Fund Limited.

Ler mais
Recomendadas

“Sobreviver a Pão e Água”. “Centenas” de membros do movimento dispostos a regressar à greve de fome se Governo não aprovar medidas exigidas

Movimento diz que Governo disse que iria apresentar em breve várias das medidas por si exigidas. Se até dia 11 de dezembro, não apresentar as restantes medidas ameaçam que com o regresso à greve de fome em frente ao Parlamento e por todo o país, com “mais de uma centena de pessoas”.

Sindicato denuncia que Ryanair se prepara para despedir 23 tripulantes no Porto enquanto abre processo de recrutamento

O SNPVAC denuncia que, ao mesmo tempo que a companhia aérea avança para o despedimento coletivo, já está a realizar cursos para novos tripulantes “violando grosseiramente o Código de Trabalho”, segundo o sindicato.

Costa adia anúncio de medidas de apoio para as rendas do comércio e da restauração

A 21 de novembro, o primeiro-ministro anunciou que as medidas de apoio para as rendas de lojas e restaurantes seria anunciada nos dias seguintes. Passados 15 dias, o Governo ainda não anunciou os apoios e adiou para a próxima semana.
Comentários