A Nissan revelou em comunicado que irá vender a totalidade do seu negócio de baterias à GSR Capital, uma empresa chinesa de investimento, por um montante que prefere não divulgar.
A venda inclui as operações de fabrico de baterias da Nissan nos EUA (Smyrna, Tennessee); Reino Unido (Sunderland, Inglaterra); e parte das operações de desenvolvimento e engenharia de produto da Nissan nas localidades de Oppama, Atsugi e Zama, no Japão.
Para concluir o acordo, a Nissan irá tomar controlo da totalidade da sua subsidiária encarregue desta unidade de negócios, a Automotive Energy Supply Corp. (AESC), através da compra dos 49% de ações na posse da NEC Corp e da sua subsidiária, NEC Energy Devices. Através da AESC, a Nissan produz as baterias de iões de lítio utilizadas pelo best-seller Leaf.
Quanto à GSR, e segundo um artigo da Bloomberg, datado de maio passado, a empresa de investimento pretende que a AESC evolua como produtor independente, podendo fornecer baterias a vários construtores, e está a ponderar a deslocalização de parte da produção para Hubei, na China.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com