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Nissan X-Trail. Nem areia nem lama lhe escapa

Em modo 4×2 ou 4×4, o X-Trail da Nissan é sinónimo de aventura e de segurança. A Nissan tem sido pioneira nas inovações para com este tipo de veículo e a mais recente tecnologia aplicada ao X-Trail é prova disso.
5 Janeiro 2018, 11h50

Fizemos muitos testes em lama para explicar algumas das performances dificilmente conseguidas por concorrentes de outras marcas.

Mas para além das condições inerentes a um todo-o-terreno, o X-Trail na mais recente versão, que começou a ser comercializada há seis meses, vem com a tecnologia de condução autónoma ProPilot. Não é condução autónoma mas é os primórdios daquilo que será o futuro.

Na base desta tecnologia está o sistema de assistência de manutenção na faixa de rodagem, o controlo de velocidade de cruzeiro e o piloto de trânsito. Basta ativar a função no volante do carro e ficam disponíveis as novas funcionalidades. A Nissan promete ir anunciando novas funcionalidades do ProPilot e o objetivo é colocar a marca – definitivamente – dentro dos melhores parâmetros da condução autónoma.

Relevante neste crossover – que é uma referência para os amantes da terra e da lama – é a capacidade de manter todo o interesse na condução pura e dura, mesmo depois de toda esta tecnologia ligada à segurança. E para não esquecer ainda outras funcionalidades que experimentámos, não poderíamos deixar de relevar o alerta de tráfego traseiro e o sistema de anticolisão inteligente que foi atualizado com o reconhecimento de peões. Como em tudo, a tecnologia nem sempre ajuda e na vertente anticolisão em que um sistema de radares instalados no veículo deteta o perigo e este faz uma paragem sozinho, há ainda que evoluir. Numa das nossas experiências a ativação do sistema ocorreu em piso escorregadio e podia não ter corrido da melhor forma. Um outro sistema interessante e que se aplicou no veículo experimentado com transmissão manual foi a chamada “Paragem Assistida”. Este sistema mantém o veículo numa posição estática até três minutos, findo os quais ativa o travão de mão. O sistema funciona mesmo em declives e garante uma maior segurança a um condutor cansado ou distraído. Sempre que a “Paragem Assistida” é ativada aparece uma indicação na consola central.

O novo motor de 2 litros e 177 cv de potência lançado há 1 ano tem sido a melhor opção para o mercado português. Ao mesmo tempo o consumidor nacional está ávido de algumas inovações, nomeadamente a nível de iluminação e o X-Trail satisfaz os desejos mais requintados. Falamos da iluminação dianteira com um sistema de adaptativos, ou seja, as lâmpadas acompanham o ângulo de direção e a velocidade do veículo. O exterior deste icónico crossover foi melhorado para lhe dar um ar ainda mais robusto, mas moderno. O efeito foi conseguido com a aplicação de um friso cromado em toda a lateral do veículo e ao longo da base das duas portas. A bagageira pode ser aberta através de um sistema de mãos-livres colocando o pé por baixo do centro do para-choques.

Na versão Tekna tivemos a oportunidade de experimentar o sistema novo de oito colunas da BOSE, e cujo conjunto inclui dois tweeters, um woofer e uma coluna de alcance média em cada uma das portas traseiras. Uma autêntica discoteca rolante. O interior reflete um design que se inspira em modelos premium. O interior pode ter cinco ou sete lugares e na versão experimentada os estofos eram em pele, com bancos aquecidos nas duas primeiras filas. E um pormenor relevante para quem quer dar uns saltos na areia: foi instalada uma nova proteção para os joelhos de cada lado da consola central.

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