Infografia | Companhia aérea nacional foi das que perdeu mais terreno em 2020 no meio da crise do sector

O efeito da pandemia foi devastador no tráfego aéreo em Portugal no ano passado, com uma quebra de passageiros nos aeroportos nacionais de 69%. ‘Desapareceram’ cerca de 38,4 milhões de passageiros em comparação com 2019, o equivalente a cerca de 105 mil passageiros por dia. Nesta aterragem abrupta e generalizada do sector, a TAP foi das que mais sofreu, com uma quebra de 70,3%, menos 18,6 milhões de passageiros, tendo perdido quota de mercado para quase toda a concorrência.

Recomendadas

Infografia | Ano pandémico trava expansão das maiores empresas portuguesas

Menos lucros, menos receitas e menos EBITDA. No ano pandémico de 2020, as empresas do PSI 20, o principal índice bolsista português, viram as suas operações perder o fulgor conquistado em 2019. Entre as contas já conhecidas, só a EDP e a EDP Renováveis viram os lucros crescer. A Galp, um dos pesos pesados, passou mesmo de lucros a prejuízos.

Infografia | A juventude de João Félix e de Bruno Fernandes à frente do fenómeno chamado Cristiano Ronaldo

A selecção nacional de futebol é um ‘cluster’ que não pára de se renovar. O melhor jogador português de sempre, chegado aos 36 anos, já não é, há alguns meses, o jogador português mais valorizado pelo mercado. À frente dele está ainda Bernardo Silva e ao lado posicionou-se Rúben Dias. E, no total, esta equipa vale 788 milhões de euros: quinta na tabela dos euros e quinta do ranking FIFA.

Infografia | Comércio eletrónico vai registar crescimento gradual e sustentado em todas as regiões do mundo

A consultora internacional Roland Berger prevê um crescimento sustentado no e-commerce a nível mundial, estimando que na Europa Ocidental o aumento das vendas online será da ordem dos 28% no período de 2021 a 2025. Para Portugal, a previsão é para um crescimento de 27% nos próximos cinco anos, depois das vendas online terem crescido 57% entre 2017 e 2020.
Comentários