O Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina foi hoje atribuído aos norte-americanos Mary E. Brunkow, Fred Ramsdell e ao japonês Shimon Sakaguchi.
O trio recebeu o galardão pelo trabalho sobre tolerância imunológica periférica, uma forma que o corpo tem de ajudar a impedir que o sistema imunológico fique desequilibrado e ataque os seus próprios tecidos em vez de invasores estranhos.
As investigações desenvolvidas pelos premiados ao longo dos últimos 30 anos permitiram identificar os guardiões do sistema imunológico, as células T reguladoras que são cruciais para o funcionamento do poderoso sistema imunitário, que protege diariamente o corpo de milhares de micróbios que o tentam invadir. Alguns desenvolvem semelhanças com as células humanas como forma de camuflagem, levando a que o sistema imunológico a desequilibrar-se e atacar os próprios tecidos.
As descobertas do trio estimularam o desenvolvimento de tratamentos médicos para o cancro e doenças autoimunes e podem, inclusive, a tornar mais bem-sucedidos os transplantes. Vários dos tratamentos nesta área estão atualmente em ensaios clínicos.
O trabalho dos investigadores, e que agora merece a distinção Nobel, arrancou em 1995 com a descoberta feita por Shimon Sakaguchi. O cientista japonês demonstrou que a tolerância imunológica não dependia apenas da eliminação de células perigosas no timo – tolerância central – , identificando que um novo tipo de célula, as T reguladoras.
Em 2001, os norte-americanos Mary E. Brunkow e Fred Ramsdell descobriram que uma mutação no gene FOXP3 estava na origem da síndrome autoimune IPEX e provaram que esse gene é essencial para o desenvolvimento das T reguladoras. Dois anos mais tarde, Sakaguchi conformou que FOXP3 é o gene que controla as mesmas células que descreveu anos antes.
Os investigadores vão receber formalmente o prémio, oficialmente conhecido como Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina, durante uma cerimónia a realizar-se no dia 10 de dezembro.
Este é o primeiro dos Nobel a ser anunciado, seguindo-se nos próximos dias os galardões relativos à Física, Química, Literatura, Ciências Económicas e da Paz. Os prémios Nobel, criados em 1895 pelo químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel (inventor da dinamite), foram atribuídos pela primeira vez em 1901.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com