[weglot_switcher]

Nokia vai lançar telemóvel que pode ser consertado pelo utilizador

O modelo Nokia G22 vai ser vendido no Reino Unido dia 8 de março a um preço de 179,19 dólares.
25 Fevereiro 2023, 21h03

A empresa de tecnologia Nokia vai lançar um novo modelo de telemóvel, o Nokia G22, com a característica de poder ser consertado pelo próprio utilizador, segundo avança o jornal “CNBC”.

O modelo vai ser fabricado pela empresa finlandesa HMD Global. O telemóvel vai ter um ecrã de 6,5 polegadas e uma câmara principal com 50 megapixéis. Apesar dos standards básicos do telemóvel o que o torna especial é o invólucro externo e interno do telemóvel, que na sua parte traseira tem um plástico reciclável que pode ser facilmente removida para trocar os componentes estragados.

O telemóvel vem equipado com ferramentas e guias de reparação da iFixit, uma empresa de reparação de hardware. O utilizador pode retirar a bateria ao telemóvel, retirar a tela e a porta de carregamento.

O modelo G22 vai começar a ser vendido no Reino Unido dia 8 de março, e o seu preço começa nos 179,19 dólares. As partes que se podem arranjar podem ser compradas individualmente na iFixit.

Adam Ferguson, chefe de marketing de produto da HMD Global, afirmou que este processo custaria em média menos de 30% do que substituir o telemóvel antigo por um novo.

São cada vez mais as empresas de telemóveis que se têm empenhado na fabricação de telemóveis mais duradouros, devido à pressão dos reguladores para tornar os dispositivos eletrónicos mais sustentáveis. Os legisladores do Parlamento Europeu, já pediram uma legislação que obrigue os fabricantes a dar aos utilizadores o “direito de consertar”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.