[weglot_switcher]

NOS adquire Claranet Portugal por 152 milhões de euros

Presente há 20 anos no mercado português, a Claranet atingiu receitas de 205 milhões de euros no ano passado. Operadora de telecomunicações justifica aquisição com afirmação nos segmentos de comunicações e tecnologias de informação.
27 Janeiro 2025, 07h35

A operadora de telecomunicações NOS anunciou esta segunda-feira a aquisição de 100% do capital social da Claranet Portugal pelo valor de 152 milhões de euros, de acordo com comunicação à CMVM efetivada logo ao início do dia. Acrescenta a NOS este acordo sujeito à não oposição por parte da Autoridade da Concorrência.

Com presença no mercado português desde 2005, a Claranet “tem-se consolidado como uma empresa líder em serviços tecnológicos”, explica a NOS em comunicado.

Recorda a operadora que “nos resultados referentes ao ano fiscal de 2024, as receitas totais da empresa ascenderam a 205 milhões de euros, impulsionadas pelo crescimento robusto e contínuo do seu negócio de serviços, tendo o EBITDA atingido os 15,4 milhões de euros”.

De acordo com a NOS, a aquisição da Claranet Portugal permitirá à operadora “afirmar-se cada vez mais como a empresa nacional de referência nos segmentos de comunicações e tecnologias de informação, expandindo as suas capacidades num setor em rápido crescimento e reforçando a sua proposta de valor em áreas de negócio como Cloud, Workplace, Cibersegurança e Data & AI, entre outras”.

Para Miguel Almeida, CEO da NOS, este acordo “reforça o nosso objetivo de liderança nos serviços ICT em Portugal. A NOS tem tido um percurso de grande crescimento nos segmentos de serviços de tecnologias de informação, que esta aquisição vem acelerar”.

Este responsável destaca que “ao agregar as competências, a experiência e os ativos da Claranet, reforçamos a ambição de fornecer soluções inovadoras, que respondam às necessidades de empresas, instituições e organizações portuguesas, e impulsionem a transformação tecnológica da economia e da sociedade digital. Com este passo, fortalecemos a nossa posição como o parceiro tecnológico de confiança para as empresas e instituições em Portugal”.

Note-se que a Claranet Portugal conta com mais de 900 colaboradores e, de acordo com a NOS, “continuará a operar de forma autónoma, preservando a sua identidade, gestão, equipas e base sólida de clientes, fatores que impulsionaram o seu sucesso ao longo dos últimos 10 anos”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.