O estudo Brand Monitoring, da MediaMonitor, avaliou o retorno dos patrocínios a festivais de Verão.
A NOS, MEO, Vodafone, Super Bock e Galp foram então as marcas com mais retorno pelo patrocínio a festivais.
“As principais operadoras de telecomunicações preencheram o pódio das marcas com maior retorno financeiro associado aos patrocínios a festivais de música em Portugal em 2024”, refere o comunicado.
O Brand Monitoring da MediaMonitor identificou perto de 250 marcas que se associaram a festivais em Portugal em 2024, tendo estas, na globalidade, obtido um retorno financeiro de mais de 134 milhões, a preços de tabela.
Além da NOS, MEO, Vodafone, Super Bock e Galp, o Top10 das marcas com maior retorno inclui o Crédito Agrícola, a Heineken, a Ageas Seguros, a Pepsi e a Sumol.
Na análise ao retorno gerado por cada festival, o Rock in Rio voltou a ser o evento dominante, com um retorno de mais de 83 milhões. Nas posições seguintes surgem o NOS Alive, com um retorno de 34,8 milhões, e o Vodafone Paredes de Coura, com 21,7 milhões.
De acordo com os dados da MediaMonitor, do Grupo Marktest, através da metodologia Brand Monitoring, “a NOS foi a marca que alcançou o melhor registo, com um retorno financeiro estimado em mais de 30 milhões de euros, a preço de tabela, na sequência das mais de 3 mil peças jornalísticas em que a operadora foi referida em contexto de festivais nos primeiros 8 meses do ano”.
Nas posições seguintes, o estudo Brand Monitoring, da MediaMonitor, identifica a MEO e a Vodafone com retornos estimados em 20,2 milhões e 19 milhões, respetivamente.
O Top5 deste ranking fica completo com as duas únicas marcas que também conseguirem alcançar os dois dígitos de retorno financeiro pela sua associação a festivais de música: a Super Bock, com um retorno na ordem dos 18,2 milhões, e a Galp, com um retorno de 10,7 milhões, a preços de tabela,
Os dados da MediaMonitor refletem, no fundo, a maior exposição que estas marcas tiveram nos media por se associarem a festivais como naming sponsors – em casos como o NOS Alive, MEO Marés Vivas, Vodafone Paredes de Coura ou Super Bock Super Rock, entre outros – ou com naming de palcos, como foi o caso da Galp no Rock in Rio.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com