[weglot_switcher]

NOS reforça cobertura 5G nos Metros de Lisboa e Porto

“A NOS continuará, em 2026, a investir na cobertura de 5G em todo este sistema de transporte, iniciando, no próximo ano, a cobertura integral das Linhas Azul e Verde”, garante a operadora de telecomunicações.
Edifício-sede da NOS, em Lisboa
4 Dezembro 2025, 22h08

“A NOS, primeira empresa a implementar o 5G e o 5G Stand Alone (5G+), em Portugal, iniciou a instalação desta tecnologia no Metropolitano de Lisboa, estando igualmente a reforçar a sua capacidade do Metro do Porto”, revelou hoje a operadora liderada por Miguel Almeida.

A instalação de 5G em sistemas maioritariamente subterrâneos e de utilização num alargado período, coloca desafios técnicos relevantes, reconhece a operadora de telecomunicações.

“Após assegurar a cobertura de mais de 99% da população portuguesa em 5G, a NOS reforça assim a cobertura na mais moderna tecnologia a milhões de utilizadores dos metros de Lisboa e Porto”, sublinha a empresa.

No metropolitano de Lisboa e após a cobertura já implementada na Linha Vermelha, até ao final de dezembro será a Linha Amarela a contar com a cobertura integral da nova geração móvel. Na linha Amarela, as primeiras estações a contar com esta tecnologia serão a estação terminal Rato, Marquês de Pombal, Picoas, Saldanha e Campo Pequeno, revela a NOS.

“A NOS continuará, em 2026, a investir na cobertura de 5G em todo este sistema de transporte, iniciando, no próximo ano, a cobertura integral das Linhas Azul e Verde”, garante a operadora de telecomunicações.

A empresa garante que também a rede de metro do Porto contará, até ao final do ano, com a cobertura integral das suas linhas com tecnologia 5G, contribuindo desta forma para uma melhor experiência dos clientes.

“A cobertura em 5G do Metro do Porto e de Lisboa são peças essenciais na qualidade e experiência que queremos proporcionar aos nossos clientes. Tendo em conta a complexidade da implementação, tem sido fundamental a colaboração e o apoio das equipas do Metro de Lisboa e do Metro do Porto, permitindo a sua realização nas janelas horárias de manutenção. Para a NOS, que já assegura a cobertura de 99% da população portuguesa com rede móvel de nova geração, é fundamental garantir também neste meio de transporte a utilização e o acesso pleno”, afirma Judite Reis, Diretora de Engenharia de Redes da NOS.

 


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.