A nova barragem de Fagilde no rio Dão vai representar um investimento de 35 milhões de euros com a execução a ter lugar até 2029.
A infraestrutura vai permitir duplicar a atual capacidade de armazenamento de água da albufeira, passando de 3,84 hm³ para 7,68 hm e resolver “falhas de segurança e abastecimento na região centro”.
A barragem será construída cerca de 100 metros a jusante da atual e “resolverá de forma estrutural as limitações de segurança e de capacidade da infraestrutura existente, concluída em 1984, e que tem vindo a apresentar anomalias estruturais graves, como reações sulfáticas internas no betão e limitações dos órgãos hidráulicos de segurança”, disse hoje o ministério do Ambiente e da Energia.
“A nova barragem de Fagilde é a resposta concreta a décadas de riscos estruturais, falhas de abastecimento e soluções provisórias. Este é um dos primeiros de vários investimentos com que o Governo reafirma um compromisso claro: garantir água com qualidade, segurança e coesão territorial”, afirmou a ministra Maria da Graça Carvalho em comunicado.
A barragem em operação já foi galgada duas vezes (1995 e 2000), obrigando à adoção de medidas provisórias, como comportas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com